Quantcast
Channel: Rodando pelo Ceará
Viewing all 100 articles
Browse latest View live

Museu do Ciclo do Couro, em Nova Olinda

$
0
0
Em nossa passagem durante a #ExpediçãoSertões, em Nova Olinda, um dos pontos que não podíamos deixar de conhecer eram aqueles que remetiam a vida e o trabalho de um mestre: Espedito Seleiro. Como tínhamos uma agenda bem apertada, ficamos apenas um dia na cidade. Contudo, como tudo é muito pertinho deu bem pra conhecer as principais atrações e uma delas foi o Memorial Espedito Seleiro | Museu do Ciclo de Couro, que conta também um pouco da vida e trajetória desse sertanejo.


Confesso que foi um enorme prazer visitar esse espaço cultural, tão lindamente organizado. O Museu, cuja visitação é gratuita, se propõe a apresentar um encontro de gerações e preserva peças e ferramentas da família de Espedito Seleiro, expostas desde 2014 - ano que o local foi inaugurado.


A máquina exposta foi do avô de Espedito. Nela, o mestre conta com orgulho, que peças em couro ali foram costuradas para vaqueiros e tropeiros, até mesmo pra Lampião. Por ali também encontramos registros fotográficos sobre o ciclo do couro, mas acima de tudo, peças que fazem parte do acervo pessoal do artesão, como o primeiro baú confeccionado por ele, ainda com 10 anos de idade, além de peças








Trata-se de uma preciosidade no meio do sertão do Ceará e que vale muito a pena ser visitado.



Casa de temporada em Fortim: dica de hospedagem

$
0
0
Oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje vamos apresentar um pouco sobre a viagem que fizemos pra Fortim. Pra quem já conhece o blog e nosso instagram, já deve ter visto algumas dicas nossas sobre esse pedaço de paraíso, apenas 134kms de Fortaleza. Fortim fica entre duas cidades bem badaladas pelo turismo: Beberibe e Aracati. E seu grande diferencial, pra gente, é oferecer calmaria no meio dessa agitação toda. A viagem foi curtinha, apenas dois dias e feita durante a semana, numa pequena folga que conseguimos no trabalho. Tenho muitas dicas pra passar pra vocês que vou desdobrar em vários posts e vamos começar com aquele item que pra gente é fundamental em cada viagem: a hospedagem.


Desta vez ficamos em uma casa de temporada na praia de Pontal de Maceió. E qual a diferença de ter ficado em uma casa pra chamar de "nossa" ao invés de uma pousada? Bem, a primeira delas é a questão da economia. Sério gente! Apesar de todo o conforto que os hotéis e pousadas oferecem, em algumas viagens que fazemos optamos por esse estilo de hospedagem (casa de temporada) pela possibilidade de fazermos algumas refeições no espaço, cozinhar, fazer lanches e não precisar fazer TODAS as refeições fora, às vezes até fugindo um pouco do orçamento da família, não é verdade?

Em Fortim, nossa opção foi uma das maravilhosas casas do pessoal do Pontal Plage. Eles têm incríveis opções (conferem no site deles clicando aqui), com casas para 2 até 18 pessoas, cada uma mais charmosa que a outra. Todo o atendimento foi incrível também, se mostraram muito atenciosos e preocupados com a nossa estadia, sempre buscando saber se estávamos bem acomodados ou se precisávamos de algo para facilitar ainda mais nossos dias por lá. Nós ficamos na Casa Lagoa, uma simpática casa com dois quartos, piscina, cozinha totalmente equipada, sala e com ótima localização: a poucos metros da praça de Pontal, o que facilitou muito os nossos passeios com a pequena ali perto mesmo, onde a noite íamos saborear um delicioso churrasco na praça, comer uma pizza ou tomar açaí. A casa fica também a poucos metros da praia, super bem localizada.

Os quartos não têm ar condicionado, mas isso não se mostrou problema em momento algum. Bem arejados e com uma confortável cama para aquele merecido descanso após os passeios. Roupa de capa e banho estavam limpos e cheirosos. O banheiro, com paredes de cimento queimado e uma pia feita com uma panela de alumínio, era muito espaçoso e charmoso também.




Como comentei acima, a facilidade de ter uma cozinha a nossa disposição ajudou muito na viagem com a pequena, que às vezes acorda na madrugada e pede algum lanchinho. Ter essa estrutura "na mão" realmente é algo que não tem preço, especialmente pra quem viaja com crianças. Achamos a cozinha bem equipada, com geladeira, microondas, fogão, cafeteira, além de vários utensílios domésticos que facilitaram a nossa passagem pela casa. Ali preparamos algumas refeições e conseguimos até dar uma boa economizada com custos de alimentação na viagem.



Agora, vamos falar desse espaço super charmoso, com piscina privativa e uma varanda com cadeiras e redes. Pra quem viaja com crianças, tinha ainda uma casa na árvore. Imaginem aí como os pequenos piram! A nossa Valentina não queria descer de lá!


Lá no nosso instagram (clica aqui e segue a gente) mostramos um pouco de como esse espaço é incrível.


Claro que a gente aproveitou muito essa piscina, heim?!


Repara nesse céu a noite, que coisa linda!!! Só gratidão, gente!




Ficamos dois dias na casa e foi uma experiência bem positiva, com certeza recomendamos e pretendemos voltar mais vezes ao Pontal de Maceió. Tivemos ainda a oportunidade de conhecer outras casas da rede e farei um post especial com várias imagens pra vocês conferirem. Para quem quiser conhecer mais desta e das outras casas, basta conferir no site deles - http://www.pontalplage.com/

Passeio de buggy em Fortim [POST COM VÍDEO]

$
0
0
Fala, viajantes!! Primeiro post de 2018, um ano com muitos feriados e que promete muitas viagens! E a gente aproveita pra deixar uma dica incrível! Quando estivemos em Fortim, fomos convidados pelo pessoal da Pontal Aventura, através do Bolota, a conhecer as belezas locais num passeio de buggy. Apesar da agenda apertada, não podíamos deixar de aproveitar a oportunidade e ver, de pertinho, tanta beleza que esse destino tem a oferecer. E é um pouco das lindas paisagens do litoral de Fortim que vamos mostrar hoje.

Partimos então com o buggueiro, que diga-se de passagem, é um show a parte, garantindo também a diversão do passeio e te levando a locais incríveis. Nosso ponto de saída foi a praia de Pontal do Maceió. De lá pudemos conhecer incríveis cavernas esculpidas pela batida das ondas do mar, criando uma verdadeira piscina natural de água salgada. Também aproveitamos para fazer a foto clássica na ponta da pedra, que tem um visual inspirador. 






Este é um passeio clássico de quem está na cidade e deseja conhecer melhor as suas atrações. Você pode complementar o seu roteiro com um passeio de barco pelo rio jaguaribe. Confira abaixo algumas fotos e um vídeo que fizemos dessa aventura.

Destinos Literários: os melhores destinos no Ceará pra quem ama literatura

$
0
0
Impossível não conhecer os nomes desses grandes autores cearenses: Rachel de Queiroz, José de Alencar, Patativa do Assaré, Chico Anysio, dentre tantos outros escritores e poetas que contribuíram pra obra literária do Ceará e do Brasil. 

Mas, que tal conhecer um pouco mais dessas grandes personalidades através do turismo literário? Vivenciar de perto como foi a vida de grandes autores cearenses? Hoje contribuímos com a construção de mais um roteiro de viagem "diferente", onde o viajante poderá descobrir muito além da obra de ficção. 

Abaixo listamos quatro autores importantes e locais que você pode visitar e conhecer mais sobre eles e suas obras.

Rachel de Queiroz

Em 2016 estivemos na cidade de Quixadá, a 169kms de Fortaleza aproximadamente, e fizemos um roteiro que intitulamos "Caminho das Pedras". Nele, o viajante tem a oportunidade de visitar tanto a famosa Fazenda Não Me Deixes quanto o Memorial criado para retratar sobre a vida e obra de uma das mais importantes escritoras desse País. É um roteiro simplesmente encantador e imperdível! Para saber mais deste roteiro, basta clicar aqui.


José de Alencar

O roteiro Caminhos de Iracema, idealizado pelo turismólogo Gerson Linhares, talvez seja um dos mais completos que possam apresentar ao viajante sobre a vida e obra do grande escritor José de Alencar. Com várias locações em Fortaleza, é possível conhecer praças, teatro, monumentos, pinacoteca, estátuas da Índia Iracema, que remete a uma das principais publicações do autor, além da Casa José de Alencar, local onde nasceu o autor em 1826. Para saber mais deste roteiro, basta clicar aqui.


Patativa do Assaré

Poeta conhecido mundo a fora, Patativa foi um dos principais representantes da cultura popular sertaneja. Sua história está preservada através do Memorial Patativa, localizado na sua cidade natal, em Assaré, a quase 500kms de Fortaleza. Tivemos a grande oportunidade de conhecer esse local mágico. Para saber mais deste roteiro, basta clicar aqui.



Chico Anysio

A Casa do Chico Anysio, localizada em Maranguape, é uma espécie de memorial que leva o visitante a conhecer um pouco da meninice de Chico, como um dos cômodos da casa onde o humorista dormia com seus irmãos. Na casa o visitante poderá conhecer uma exposição de marionetes de personagens do Chico Anysio, com cerca de um metro de altura. Dentre os personagens incluem-se Professor Raimundo, Bento Carneiro, Pantaleão e outros. Há também uma sala com uma exposição permanente de caricaturas assinadas por diversos cartunistas, além de conhecer mais da vida de Chico e sua família. Vale a pena a visita. Para saber mais deste roteiro, basta clicar aqui.



Gostou dessas dicas? Não esqueça de deixar seus comentários logo abaixo e se visitar algum desses locais, nos marcar através da hastag #rodandopeloceara.

Lista de Museus no Ceará | POST-ÍNDICE

$
0
0
Dia 18 de Maio é o Dia Internacional do Museu e por isso resolvemos criar um post-índice com vários museus incríveis que visitamos aqui pelo Ceará, em outros estados (e que estejam documentados aqui no blog) e dicas de roteiros que envolvam museus, que são um dos nossos passeios preferidos.

A maioria das informações sobre os museus visitados estão dentro de postagens com roteiros mais completos, mas deixamos o link abaixo pro visitante conferir e incluir a dica, caso queira, na sua viagem.

EM FORTALEZA
9 museus para conhecer em Fortaleza
Espaço Cultural Etevaldo Nogueira
Museu do Humor


PELAS OUTRAS CIDADES DO CEARÁ



Crato - Museu de Arte Vicente Leite
Santana do Cariri - Museu de Paleontologia
Redenção - Museu Senzala Negro Liberto
Pindoretama - Museu Brinquedim
Aquiraz - Museu Sacro São José do Ribamar / Museu do Engenho Colonial
Juazeiro do Norte - Rota da Fé com vários museus sobre Padre Cícero
Baturité - Rota do Café Verde (Museu RFFSA) / Museu Ananias Arruda
Canindé - Roteiro Caminhos de Assis - Museu Regional São Francisco
Aracati - Museu Sacro
Nova Olinda - Museu do Ciclo de Couro
Maranguape - Museu Municipal


Aula de circo em Fortaleza para crianças e adultos

$
0
0
Fala, viajantes! Hoje vou falar de uma atividade bem legal que a Valentina fez e que serve tanto para quem é de Fortaleza ou para quem está visitando a cidade: uma aula de circo.

Descobrimos que o Quintal Aéreo, um espaço bem bacana localizado no bairro Patriolino Ribeiro, oferece atividades artísticas com linguagem circense para adultos e crianças. Ficamos maravilhados, pois até então não conhecíamos nada parecido em Fortaleza.

Fizemos o contato com eles pela página do Facebook e logo combinamos de matricular Valentina em uma das turmas. Como ela estuda em tempo integral, optamos por uma turma aos sábados. O que mais gostei é que podemos pagar por aula, ou seja, em um fim de semana que a gente esteja viajando e ela não possa ir, apenas avisamos com antecedência à equipe, mas não tem custos extras por isso.

A aula foi ministrada pela professora argentina Gaby Rojas (@profgabyrojas), que se mostrou uma ótima profissional, atenciosa e cuidadosa com nossa pequena. 




A aula teve um custo de R$ 40,00 (valores de Junho de 2019) e duração de 1h30min (na verdade, ficamos por quase duas horas lá). E foi tão, mas tão divertido! Começaram com um alongamento, em seguida aquecimento e depois pequenas atividades nos aparelhos circenses. Mas, de longe, o que a Valentina mais gostou foi a aula no tecido acrobático, onde ela fez várias atividades que exercem força, concentração, foco e um pouquinho de coragem! 


O mais legal é que as atividades circenses unem esporte ao lúdico, permitindo aos pequenos - e grandes também, já que tranquilamente as atividades podem ser feitas por adultos -se sentirem verdadeiros artistas.


Fizemos um pequeno vídeo mostrando um pouco do que rolou na aula. Espero que curtam!


____________________
Serviço: Aula de circo em Fortaleza
Onde: Quintal Aéreo | @quintalaereo
Local: Rua Manoel Cruz, 170 - Patriolino Ribeiro
Contato: 85 9 9613 2857

E-book Rota da Fé em Juazeiro do Norte

$
0
0
Oi gente. Hoje trazemos um post com um e-book resumido da Rota da Fé, que fizemos lá em Juazeiro do Norte. A ideia foi fazer um arquivo curto, de forma que você possa fazer o download e tê-lo de fácil acesso na sua passagem pela cidade.

Essa é a nossa segunda experiência com e-books aqui no blog e queremos aprimorar cada vez mais para que você possa ter esses roteiros de forma prática e com informações bacanas. Será muito legal se puder deixar um comentário no final desse post nos contando o que achou! Para acessar o e-book, basta clicar na imagem abaixo que você será direcionado(a) para o conteúdo.




Onde se hospedar na Taíba? | Pousada Sunset Taíba | Review

$
0
0
Fala viajante!

Hoje vou trazer pra você um pouco de como foi a nossa hospedagem na Taíba, lá em São Gonçalo do Amarante. Estivemos no comecinho do mês de Julho (2019) e ficamos bem felizes pela hospedagem, que é um dos primeiros itens que procuramos quando estamos planejando uma viagem. Afinal, ninguém quer ficar hospedado em um lugar cheio de problemas né? Nossa escolha desta vez foi a Pousada Sunset Taíba (@sunset_taiba) e não poderia ter sido mais acertada! Lá fomos muito bem recebidos pela Tati e pelo Daniel, que nos deixaram super a vontade na propriedade, que é muito ampla e super nova. Foram dois dias de muito descanso e vou contar um pouco das nossas percepções sobre o lugar.

Localizada na Rua Capitão Inácio Prata, 73, quase em frente a praia, a propriedade é muito bem situada e bastante tranquila. De lá dava pra ir a pé tanto para a parte da praia quanto para o centrinho da Taíba, onde íamos fazer compras, jantar etc. Esse foi um dos itens que gostamos bastante, pois tivemos a comodidade de estar sempre fazendo pequenos passeios pela comunidade a pé, de forma que interagimos bastante com os nativos, o que foi ótimo!

O lugar é enorme e dispõe de área de lazer, com piscinas (adulto e infantil), área de churrasco, quadra esportiva, amplo estacionamento e uma área verde com um laguinho e bichinhos, que simplesmente amamos. Devo falar ainda da limpeza da propriedade. Apesar de muito grande, não temos o que falar nesse quesito. Tudo extremamente limpo (inclusive os banheiros externos).



Esse lago com os patinhos foi um dos espaços que mais curtimos. Aqui você pode fazer um picnic com a família ou simplesmente ficar apreciando a paisagem, lendo um livro, ouvindo música etc. Nossa filha, com 8 anos, simplesmente ficou encantada e por horas ficava lá observando os patos.


Agora vou falar um pouco dos chalés. Lá eles têm duas opções de hospedagem, sendo a casa maior, para grandes grupos, ou os chalés individuais. Ficamos num desses chalés e mais uma vez, somos só elogios. 

Já comentei várias vezes no blog o quanto pra gente, que viaja em família, é importante contar com uma cozinha em nossas hospedagens. Isso porque economizamos muito com o item de alimentação, bem como nos permite fazer lanches rápidos na madrugada sempre que a fome aperta (coisa que às vezes em hotel fica mais complicado).

A cozinha é toda equipada com itens essenciais, como eletrodomésticos, panelas, pratos, talheres etc. Uma mão na roda! Fogão e geladeira novos e que se mostraram eficientes e úteis. Nesse espaço contamos ainda com mesa com 4 cadeiras e televisão.



Já o quarto do chalé é bem amplo e dispõe de uma cama de casal (mas sei que alguns dos outros chalés dispõe de cama solteiro para crianças). Ar condicionado novo também, funcionando em perfeitas condições.


Consideramos que a Sunset Taíba é uma excelente opção para hospedagem na cidade, aliando conforto, preço justo, tranquilidade e muita hospitalidade. 

SERVIÇO:
Pousada Sunset Taíba
Contato: (85) 9 8961 8768 (Taty ou Daniel)
Instagram: @sunset_taiba












Parques aquáticos e balneários para conhecer no Cariri

$
0
0
Fala, viajante!

O Cariri foi uma das regiões mais incríveis que já visitamos no Ceará e que já estamos ansiosos por mais uma viagem por lá. A diversidade do que conhecer nas 11 cidades do Cariri pede do visitante um roteiro bem planejado, pois opções não faltam para desfrutar do melhor do que eles têm a oferecer, pois é riquíssimo para o turismo cultural, histórico e religioso. Uma coisa é certa: está nos nossos planos voltar em breve! Enquanto não pegamos estrada, resolvemos listar algumas opções de parques aquáticos e balneários para conhecer na região.



Arajara Park - Barbalha
Site: http://www.arajarapark.com.br/
Instagram: @arajaraparkoficial
Atrações: Pesque pague, campo de futebol, playground, piscinas e tobogãs, arvorismo, tirolesa
Funcionamento: Finais de semana e feriados, de 9h às 17h
Ingressos: R$ 38,00 adulto e R$ 19,00 a meia entrada (para estudantes com carteirinha, crianças de 1m até 1,30cm, idosos maiores de 60 anos com documento com foto e pessoas com deficiência) e gratuidade para aniversariantes do dia (necessário apresentar documento com foto) e crianças até 1m.

Balneário do Caldas - Barbalha
Site: http://www.balneariodocaldas.com.br/site/
Instagram: @balneariodocaldas
Atrações: Piscinas, toboáguas, fontes de água natural, restaurantes, lanchonetes e locais para picnic's.
Funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h
Ingressos: R$ 14,00 adulto e R$ 7,00 a meia entrada (para estudantes com carteirinha), R$ 6,00 para crianças de 8 a 12 anos e idosos a partir de 60 anos  e gratuidade para crianças até 7 anos (com documento de identificação). É permitido a entrada de animais de estimação de pequeno porte.

Aquas do Cariri - Missão Velha
Site: https://www.facebook.com/aquasdocariri/
Instagram: @aquasdocariri
Atrações: Piscinas, toboáguas, fontes de água natural, restaurantes, lanchonetes e locais para picnic's.
Funcionamento: De quinta a domingo (apenas a atração Navio Encalhado) e sexta a domingo e feriados (todas as atrações), das 8h às 17h
Ingressos: R$ 14,00 adulto e R$ 7,00 a meia entrada (para estudantes com carteirinha), R$ 6,00 para crianças de 8 a 12 anos e idosos a partir de 60 anos  e gratuidade para crianças até 7 anos (com documento de identificação). É permitida a entrada de animais de estimação de pequeno porte.

Praia Park - Juazeiro do Norte
Instagram: @praia_park
Atrações: Piscinas, toboáguas, fontes de água natural, restaurantes, lanchonetes e locais para picnic's.
Funcionamento: Fins de semana e feriados, das 9h às 16h30
Ingressos:
Contato: (88) 9810 4660

Pasargada Hotel - Crato
Site: http://www.pasargadahotel.com.br/
Instagram: @pasargadahoteloficial
Atrações: Hospedagem, piscinas, bar molhado, parque infantil
Funcionamento: Diariamente
Ingressos: Day Use R$ 30,00
Endereço: Av. José Horácio Pequeno, s/n, Sítio Belmonte, Crato
Contato: (88) 3523.2757

Balneário Recanto da Natureza - Barbalha
Instagram: @balneario_recanto_da_natureza
Atrações: Restaurante, bica e piscinas
Funcionamento: Quinta a segunda-feira, das 10h às 17h.
Não é permitido a entrada de pets.
Ingressos: R$ 10,00

Balneário Caminho das Águas - Barbalha
Instagram: @balneario_recanto_da_natureza
Atrações: Chalés, bica e piscinas
Funcionamento:Terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Ingressos: R$ 10,00







Festivais gastronômicos no Ceará

$
0
0
Fala, viajante!

Trazendo um post com algumas dicas de festivais gastronômicos que acontecerão no Ceará no segundo semestre de 2019. É sempre uma delícia poder conciliar os prazeres da gastronomia com lugares incríveis e vamos destacar, logo abaixo, alguns festivais que valem a pena você estar conhecendo. A medida que os organizadores forem liberando a programação dos eventos, iremos atualizando aqui no blog.


XIX Festival de Escargot na Taíba
Quando? Dias 30 e 31 de Agosto
Local: Taíba | São Gonçalo do Amarante
O evento, que cresce ano a ano, alia a gastronomia ao aspecto cultural e esportivo tão característico da Taíba. Este ano estão confirmados shows de Fagner, Skank, Humberto Gessinger, entre outros. 

3º Festival da Agulinha
Quando? Dias 30 e 31 de agosto
Local: Uruaú | Beberibe

Ceará Organic Food Festival | Festival Internacional de Gastronomia Orgânica
Quando: 25 a 28 de Setembro
Local: Fortaleza
Site: http://cearaorganicfoodfestival.com/

Festival de Comida de Mercado | Mercado dos Pinhões
Quando: 27 e 28 de Setembro
Local: Fortaleza

XII Festival do Camurupim
Quando? 11, 12 e 13 de Outubro
Local: Guajiru | Trairi

3º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati
Quando? 25, 26 e 27 de Outubro
Local: Aracati

Como chegar em Amontada | dicas gerais

$
0
0
Amontada é um destino de viagem no Ceará que vale muito a pena você incluir na sua próxima viagem. Tem praias incríveis e ainda é um destino mais "rústico", sem grandes badalações, com ar de interior e isso é o que chama a atenção! Já estivemos numa viagem rápida por lá e agora estamos retornando para uma viagem maior. Sempre recebemos perguntas sobre a região. Resolvemos escrever vários posts com dicas sobre as suas principais praias (Caetanos, Moitas e Icaraizinho) e que, ao final da nossa trip, serão transformados em um guia para facilitar a sua viagem até o paraíso.


Uma pergunta recorrente é: como chegar? Depende muito de como você está planejando sua viagem. Se é bate e volta; se pretende ir parando nos destinos no caminho; se você é de Fortaleza ou está chegando ao Ceará... Tudo isso irá interferir no transporte ideal, mas sugerimos algumas opções:

1) Carro próprio: sendo de Fortaleza ou cidades próximas e tendo a oportunidade de ir no seu veículo, é uma ótima opção. Amontada fica cerca de 200kms da capital e a viagem é feita pela CE085. O caminho é fácil e você pode ir no seu ritmo. Também facilita para conhecer as 3 principais praias do município.

2) Carro alugado: você pode alugar um carro e existem ótimas locadoras para isso. Indicamos a Rentcars.com (@rentcars.com_br). As vantagens são as mesmas para quem está fazendo a viagem em veículo particular, como a facilidade de fazer vários roteiros antes e depois de Amontada, como Lagoinha, Guajiru, Flecheiras e Jericoacoara, entre outras.

3) Transfer de aventura: agora imagine fazer esse roteiro em um passeio de 4x4 pelo litoral? Com paisagens de tirar o fôlego? A partir de Amontada você pode continuar viagem pela Rota das Emoções, passando por Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses (ainda queremos muito fazer esse roteiro, quem sabe ano que vem?). Tem várias opções de empresas oferecendo esse serviço, mas indicamos nosso amigo Victor, do @seuguianoceara, que vai te levar com total segurança e oferecer dicas incríveis. Imperdível!

4) Ônibus: uma outra opção é ir de ônibus. A empresa Fretcar faz trecho para Amontada e a viagem tem duração em média de 3h30 a 4h, com passagem em torno de R$ 25,00 e que podem ser compradas diretamente no site da empresa (https://www.fretcar.com.br/). No Instagram o perfil deles é @fretcartransportes.



Onde comer em Icaraizinho de Amontada? | Os 5 melhores restaurantes segundo o TripAdvisor

$
0
0
Fala, viajantes!

O TripAdvisor, uma das principais plataformas mundiais com dicas de viagens feita por viajantes, listou os 5 melhores restaurantes de Icaraizinho de Amontada e, como estamos planejando uma viagem de férias pra lá, achamos ser uma ótima oportunidade de conhecer alguns desses locais e conferir as dicas que outros viajantes deixaram no site.

As informações contidas nesse post foram consultadas no site TripAdvisor em set./19

Aroma Icaraizinho
Em primeiro lugar da lista, desponta o restaurante Aroma Icaraizinho com nota máxima 5 na avaliação dos viajantes, com 105 avaliações, sendo 76 excelente. A chef Raquel é bem elogiada nos comentários e comentários como "jantar impecável", "comida deliciosa", "noite fantástica" são facilmente encontrados nas avaliações. O restaurante é tipo "pé na areia" e oferece culinária brasileira e internacional. Aceitam cartão de créditos e talvez seja interessante fazer uma reserva antes.

Contato: (88) 9 8152 0500
Instagram: @aroma_icaraizinho



Espaço Gourmet Icaraizinho
Especialista em comida asiática, sushi e frutos do mar, é o segundo restaurante com melhor avaliação em Icaraizinho de Amontada e oferece opções especiais sem glutén, veganas e vegetarianas. Tem 202 avaliações em setembro de 2019, sendo 144 como excelente. Também recomenda-se reserva. 

Contato: (88) 9 8103 1307

Hibisco
Com 230 avaliações e nota média de 4,5, o Restaurante Hibisco (onde também funciona a pousada de mesmo nome) conta com a terceira colocação na lista de melhores restaurantes de Icaraizinho de Amontada, com média de preço de R$ 8,00 a R$ 41,00. Tanto os pratos quanto os drinks são bem avaliados pelos viajantes. Oferecem petiscos, sanduíches, pratos diversos e massas. Aceita cartão de crédito. Aberto de quarta a segunda-feira, das 14h às 22h.

Contato: (88) 3636 3076
Instagram: @pousada_e_restaurante_hibisco

Uru Restaurante
Apesar de apontado em 4º lugar na lista, muitos avaliadores descrevem como "o melhor restaurante da região" e que pretendem voltar em breve. Descrito ainda como um espaço que busca "aumentar o nível da gastronomia local" e convida o visitante para "experimentar o Ceará", oferece drinks e pratos que denominam como Cozinha DOC (Denominação de Origem Cearense), com destaque para insumos locais na preparação. Funciona de quarta a sexta-feira, das 19h às 22h30 e aos sábados e domingos das 12h às 15h e das 19h às 22h.

Contato: (88) 9 8120 3084
Instagram: @uru.restaurante




Sabores de Minas
O 5º restaurante apontado na lista é o Sabores de Minas, que oferece almoço e jantar e tem faixa de preço média entre R$ 16,00 e R$ 45,00. Tanto a comida quanto o atendimento é bem avaliado no site, com nota máxima. O local é denominado como simples, mas com preço justo.

Contato: (88) 9 8148 5712

____________

E aí? Gostou das dicas? Já vimos vários perfis legais no Instagram de gente que tem feito uma culinária diferenciada na região e que não estão na nossa lista. Conhecer também a gastronomia comunitária é um dos nossos objetivos nessa viagem. Em breve estaremos conferindo esses locais para ter nossa opinião sobre os melhores restaurantes de Icaraizinho de Amontada. 

O que fazer em Mulungu | dicas gerais

$
0
0
Mulungu é uma cidade a 120kms de Fortaleza, localizada no Maciço de Baturité. Trata-se de um destino ainda novo quando comparado a vizinha Guaramiranga, mas que apresenta excelentes opções para quem busca uma viagem nas serras cearenses.


Lá no nosso instagram @rodandopeloceara deixamos algumas dicas de locais que valem a pena o visitante conhecer e achamos que seria mais prática a consulta para o leitor trazendo-as aqui pro blog. Então abaixo incorporamos essas dicas para você organizar melhor a sua passagem por Mulungu.

SANTA DEMOLIÇÃO: Se você é um apreciador de artes, vai gostar de conhecer o @santademolicao, um antiquário localizado em um galpão do século XIX. O espaço tem um acervo que conta com obras de Di Cavalcanti e Aldemir Martins, entre outros. Funciona aos sábados, das 10h às 18h, mas é importante confirmar se estará aberto no telefone (85) 99987-0003



CAFÉ D'NAS: O Café D'nas é uma outra opção do que conhecer em sua passagem por Mulungu. Lá você pode visitar o sítio onde tem a produção e conhecer os processos que o café passa. Encomendas, agendamento e maiores informações com Dirlan Café: (85) 99715-6242. Agende sua visita!



TRILHAS E ECOTURISMO: Se você gosta de natureza e aventura, uma ótima opção é fazer trilhas com um guia local e o @markinhosadventure vai te levar para conhecer locais incríveis, como a Cachoeira Redonda.



SÍTIO VILLA NOVA HOLANDA: Em Mulungu você poderá ter uma ótima experiência gastronômica em uma casa secular, desfrutando de um bom café colonial no Sítio Villa Nova Holanda. É preciso fazer reserva no 85 98223 7209. Também funcionam como hospedagem.



SÍTIO SÃO ROQUE: Que tal conhecer um pouco mais da história do café no Ceará? O @sitiosaoroquemulungu, um dos pioneiros no cultivo do café ecológico com produção sombreada, é parada obrigatória para quem está visitando Mulungu. As visitas são realizadas de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h, mediante agendamento prévio no (85) 3328 1328 ou (85) 9 99839875.




PIRÂMIDE AKHETATTON: Uma atracação "inusitada" em Mulungu é o espaço holístico @akhetatton, que oferece diversas terapias e experiências bioenergéticas. A pirâmide, feita totalmente em quartzo, não tem fins turísticos, mas é possível agendar uma visita através do 85 99645 5666.



___

Conhecer para preservar: visitamos o Projeto Manatí que cuida de peixe-boi

$
0
0
Oi gente,

hoje iniciamos aqui no blog uma série nova de postagens que visam mostrar lugares incríveis no Ceará que trabalham com a proteção e/ou preservação da nossa fauna e flora. E a gente não podia ter começado melhor: visitamos o Projeto Manatí, da ONG Aquasis, que tem um trabalho espetacular com peixes-boi.



Sobre o peixe-boi

Os peixes-boi, também conhecidos como manatís, apesar de viverem na água, não são peixes e sim são mamíferos, mais especificamente mamíferos aquáticos. Eles vivem em águas rasas da costa oceânica e é uma espécie extremamente vulnerável e que enfrenta problemas como poluição das águas, mudanças climáticas, destruição dos habitats e acidentes com embarcações e redes. A fêmea apresenta um ciclo reprodutivo bem lento, gerando um único filhote a cada quatro anos, e isso faz com que os danos a essa população sejam muito mais difíceis de serem revertidos.

O Ceará é um dos últimos estados em que ainda sobrevive o peixe-boi marinho. Segundo o veterinário Victor Luz, em entrevista para o programa 50 por 1, o número de animais na natureza diminui em um ritmo preocupante e a estimativa são de apenas 1.100 animais no Nordeste do Brasil. Juntamente com o boto-cinza, o peixe-boi corre sérios riscos de extinção. O Ceará possui ainda o maior número de encalhes de filhotes de recém-nascidos do país, com uma média de quatro a cada ano.

A ONG Aquasis

A Aquasis desenvolve esse trabalho incrível e luta pela conservação da espécie. No projeto Manatí, que é apoiado pelo SESC e tem o apoio da Petrobrás, biólogos e veterinários se dedicam ao resgate, reabilitação, estudo e criação de políticas públicas para a conservação tanto do peixe-boi quanto do boto-cinza.


Outra coisa que soubemos durante a visita é que eles mantêm uma equipe de resgate 24 horas para o atendimento de animais encalhados. Contam também com um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM). Em seis anos de existência, o Projeto já resgatou mais de 23 peixe-bois e 300 cetáceos, entre golfinhos e baleias. Caso você aviste algum animal encalhado, ligue imediatamente para a equipe da Aquasis. O telefone é: 85 3113 2137 / 99800-0109.

A visita

Vamos falar da visita. A Unidade da ONG fica localizada dentro da Colônia Ecológica do SESC Iparana, na cidade de Caucaia, cerca de uns 13kms de Fortaleza. As visitas devem ser agendadas e o contato pode inicialmente ser feito através do telefone (85) 3318 4911 ou nas redes sociais do projeto (que deixarei mais abaixo).



Após o agendamento, basta se dirigir ao local no dia e horário marcado. A visita é gratuita e lá você será (muito bem) recebido por um membro da equipe que explicará todo o trabalho desenvolvido. A exposição é pequena, mas incrível pela possibilidade e oportunidade de você aprender / conhecer mais sobre esse animal e também sobre como o Projeto Manatí ajuda na conscientização da população e também no resgate e cuidado com o peixe-boi.

Ficamos um bom tempo lá conversando sobre o projeto, assistimos um vídeo curtinho bem interessante mostrando o trabalho da ONG e claro, fizemos fotos com os vários modelos em tamanho real que eles têm dispostos lá. 

Importante ressaltar que apesar deles terem no local o Centro de Reabilitação dos Mamíferos Marinhos, não é possível ter contato com os animais visto que é uma forma deles "não se acostumarem" com os humanos, pois os mesmos serão devolvidos à natureza após um período de reabilitação e readaptação.

Finalizando

Particularmente esse é o tipo de roteiro que nós amamos fazer. É muito importante quando temos a oportunidade de agregar lazer a informação, cultura e aprendizado. Se você é de Fortaleza ou região metropolitana, ou estiver visitando nossa cidade, recomendo muito que tire um tempinho e faça esse roteiro, especialmente se você estiver com crianças. Tenho certeza que todos irão gostar!

Ah, e lembre-se de marcar a gente através da #rodandopeloceara.

Casa José de Alencar: 5 equipamentos culturais para conhecer

$
0
0
A Casa José de Alencar, localizada em Fortaleza, além de ser um espaço incrível para você visitar, fazer aquele picnic em família ou amigos, faz parte da Rota Caminhos de Iracema (clique aqui para saber mais) e também possui mais 5 equipamentos culturais abertos a visitação pública. É sobre esse espaço cultural que vamos falar um pouco sobre eles hoje.


Trata-se de um centro cultural que guarda muitas histórias sobre um dos mais célebres escritores do Ceará. Funciona em um sítio localizado na Av. Washington Soares, 6.055, em Fortaleza, e que oferece a visitação a cinco equipamentos importantes para conhecer um pouco mais sobre Alencar e outros temas.

A construção da Casa José de Alencaré do século XIX e foi onde José de Alencar nasceu e passou parte da sua infância. Em 1965, foi adquirida pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que resolveu transformar o local em um espaço cultural.

O conjunto arquitetônico abriga ruínas arqueológicas e suas edificações históricas. O visitante terá a oportunidade de conhecer a casa onde José de Alencar viveu parte da sua vida, além outros equipamentos que também ajudam a contar a história do autor, entre eles a Pinacoteca Floriano Teixeira, que expõe 32 quadros que retratam personagens da obra romanesca de José de Alencar. Através das pinturas é possível fazer um verdadeiro mergulho na obra literária de Alencar.

O espaço conta também com o Salão Iracema, que abriga uma coleção do renomado artista cearense Descartes Gadelha e que retrata também a obra de Iracema. São 33 desenhos a bico de pena em naquim e uma tela a óleo. Também podemos destacar o Museu Arthur Ramos, que possui duas exposições permanentes, sendo uma sobre a Cultura e Religião Afro-Brasileira (uma das principais coleções etnográficas do Brasil) e outra sobre Renda de Bilros (com mais de 3 mil exemplares de renda coletados em todo o Ceará).

Por fim, poderá conhecer as duas bibliotecas: a Biblioteca Comunitária O Guarani e a Biblioteca Braga Montenegro, que conta com uma vasto material digitalizado relativo à obra de José de Alencar, assim como seus manuscritos.

As visitas, que são gratuitas, acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, acontece das 08h às 12h.


Mapa da Cachaça no Ceará

$
0
0
A cachaça é uma das bebidas mais tradicionais no Brasil, tendo inclusive um dia "só pra ela" - o dia 13 de setembro. Pinga, aguardente, branquinha... Esses são apenas alguns "apelidos" carinhosos que a bebida ganhou no País. De norte a sul, é produzido mais de um bilhão de litros por ano, com exportação para mais de sessenta países.


Existem alguns museus que prestigiam a história da bebida no Brasil, como o Museu da Cachaça de Lagoa do Carro (PE), ou o Museu da Cachaça de Paty de Alferes (RJ), além de museus em Minas Gerais e São Paulo (fonte aqui).

Aqui no Ceará temos dois grandes espaços para contar essa história, listados logo abaixo, além de outros atrativos que têm a bebida como atrativo. Pensando nisso, resolvemos destacar alguns locais no Ceará que você poderá conhecer mais sobre a história e fabricação da bebida. Mesmo para quem não aprecia, a visitação aos locais abaixo relacionados valem a pena por toda a história contida nesses espaços e grandes curiosidades que o visitante irá encontrar.

Museu da Cachaça | iPark Complexo Turístico

Fonte da foto: Diário do Nordeste

O Museu da Cachaça do complexo turístico Ipark, localizado na cidade de Maranguape, localiza-se na primeira propriedade que sediou a Ypióca, em um casarão do século XIX. No local, através de visita guiada, é possível conferir um acervo completo com mapas, documentos, fotos e filmes, além de maquinário, garrafas e equipamentos da época da produção, além de um canavial. Destaca-se ainda, no roteiro, a visitação ao maior barril de cachaça do mundo, com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros, tendo inclusive entrado no Guinness Book.

Museu do Engenho Colonial | Engenhoca Parque
Nossa segunda dica é visitar o Museu do Engenho Colonial, localizado no Parque Engenhoca, no município de Aquiraz, de propriedade da Colonial. Com uma exposição permanente, o Museu conta com salas que apresentam ao visitante desde a colheita da cana, passando por elementos histórico-culturais e apresentando também cada etapa do trabalho artesanal, que vai desde os primeiros engenhos de tração animal até a produção industrial da cachaça. 



Museu Senzala Negro Liberto
Apesar do grande atrativo do Museu Senzala Negro Liberto, em Redenção, ser a história relacionada a casa grande e os escravos, onde é possível inclusive visitar uma antiga senzala, não se pode ignorar a preservação dos fatos ali relacionados à produção da Cachaça Douradinha. No local, peças antigas preservam essa história e ainda é possível ver o funcionamento do engenho de cana de açúcar, passando por peças de tração animal até a infra-estrutura atual da produção, onde é possível apreciar desde uma máquina de moagem de 1927, fabricada na Escócia.



Casa dos Licores
Em Viçosa do Ceará, a pedida é visitar a Casa dos Licores, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e que possivelmente é o que mais vale a visita. O local é mantido por mais de 50 anos pela família Carneiro. Começou com o pai, Alfredo, e hoje é continuado por uma das filhas, Teresa. No local é possível degustar cachaças e licores artesanais, além de se embebedar, literalmente, nas histórias da família, tudo regado ao som de pífano, que originalmente era tocado por seu Alfredo.








7 museus para você visitar no Maciço de Baturité

$
0
0
Quem acompanha nossas viagens #rodandopeloceara sabe que os museus são parada obrigatória. Sempre gostamos de incluir a visita a esses espaços de memórias e, por isso, resolvi fazer um post indicando alguns locais bacanas que você pode visitar quando estiver viajando pelo Maciço de Baturité.

Anota todas as dicas e separe ao menos 3 dias na sua agenda pra desbravar tudo que o Maciço tem a oferecer. No final do post, tem mais algumas sugestões de locais que você pode visitar na região.



1. Museu da Aviação (Guaramiranga)

Localizado no Hotel Vale das Nuvens e recentemente inaugurado, o Museu EPCAR - Força Aérea Brasileira é uma ótima oportunidade de você conhecer um pouco da história da aviação. Além da poder ver de perto uma aeronave Xavante, a primeira fabricada no Brasil, o visitante poderá fazer um voo virtual em um verdadeiro avião de caça brasileiro.

Endereço: Hotel Vale das Nuvens, Sítio São Francisco, S/N, Zona Rural, Guaramiranga





2. Museu Estação Ferroviária (Baturité)

Em Baturité, o Museu Ferroviário da cidade conta a história de uma das primeiras estações ferroviárias do Ceará, cujo prédio foi inaugurado em 1882, ainda no governo imperial de D. Pedro II. A estrada de ferro de Baturité tinha como objetivo o escoamento da produção serrana para a capital cearense, principalmente algodão e café, e a principio seria apenas um ramal da estrada de ferro.

A chegada do trem trouxe desenvolvimento tanto para a cidade de Baturité quanto para as vizinhas. No Museu, o visitante se deparará com peças que contam os tempos áureos dessa época, desde os bancos da antiga estação até mesmo peças dos trens, além de documentos, fotos, mobiliários das antigas residências da região.





O visitante irá conhecer também a Maria Fumaça, primeira locomotiva a vapor fazer o percurso Fortaleza x Baturité, no ano de 1882. Trata-se de um monumento comemorativo e de grande valor, inaugurado no primeiro centenário da Estação Ferroviária da cidade.

Endereço: Praça Osmar Marinho - Putiú, Baturité


A visita ao Museu Estação Ferroviária faz parte da Rota do Café Verde. Para conhecer mais dessa rota, basta clicar aqui.

3. Museu Comendador Ananias Arruda (Baturité)

Criado em Junho de 1981, o Museu Comendador Ananias Arruda é de ordem privada e mantido pela Fundação que leva o mesmo nome, afim de preservar tanto a história da cidade quanto a de seu homenageado. A casa onde funciona o Museu era a residência do Comendador. Seu acervo é composto por objetos pessoais, bem como documentos e peças importantes que contam a história de Baturité.

Endereço: Avenida 7 de Setembro 1.097, Centro - Baturité




Quer conferir mais dicas sobre o Maciço de Baturité? Clica aqui e saiba mais.


4. Museu Comunitário da Serra do Evaristo (Baturité)

Fundado em 2013, o Museu Comunitário é fruto do registro e pesquisa do sítio arqueológico descoberto na comunidade quilombola da Serra do Evaristo, sob coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – o IPHAN. É possível apreciar na visita relevantes achados das escavações, que revelam o passado indígena pré-colonial, como urnas funerárias, instrumentos em pedra polida (machadinhas, fusos), entre outros inúmeros vestígios arqueológicos com mais de 700 anos que compõem o acervo.

Endereço: Serra do Evaristo, s/n, Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, Zona Rural - Baturité




5. Ecomuseu de Pacoti (Pacoti)

Primeiro museu brasileiro feito de plástico reciclável e ecológico, o Ecomuseu é uma entidade comunitária que nasceu da iniciativa de transformar jovens ao explorar o território que habitam e busca incentivar a iniciação científica entre estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O Ecomuseu é ainda um espaço de exposições e palestras sobre o patrimônio cultural e natural de Pacoti e região serrana.

Endereço: Rua Divino Salvador, 25, Anexo ao Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, Centro - Pacoti


6. Fazenda Floresta (Guaramiranga)

Apesar de não ser propriamente um museu, a Fazenda Floresta, situada em Pernambuquinho, distrito de Guaramiranga, leva o visitante a conhecer processos de produção do café, com a exposição de um maquinário antigo. Uma verdadeira viagem no tempo!

No local, é possível conhecer desde banco de mudas, visitar ao cafezal e aprender sobre o processo de beneficiamento do café: pilar, torrar e moer, que que depois pode ser adquirido na lojinha que comercializa, além do café, outros produtos produzidos artesanalmente na Fazenda Floresta, como açúcar mascavo, rapadura, farinha de banana, banana-passa, cachaça de banana, licores, entre outros.

Endereço: Rua Limoeiro, 836, Pernambuquinho, Guaramiranga





7. Memorial da Fotografia (Guaramiranga)

O Memorial da Fotografia de Guaramiranga - Sala Fernando de Mendonça é um espaço localizado na praça da cidade, ao lado do Teatro Raquel de Queiroz e que relata a história do município através de fotografia antigas. Trata-se de uma pequena sala com um acervo bem simples, mas que vale a sua visita. É inegável considerar a relação da fotografia e a memória da cidade, utilizando-a inclusive como fonte documental de uma realidade passada. Através da exposição, é possível construir algumas narrativas e conhecer um pouco da história do município, além de algumas curiosidades, como o registro da propriedade onde a escritora Raquel de Queiroz passava suas férias escolares (aproximadamente no ano de 1925), bem como a propriedade da família Caracas e Linhares, que hospedou em 1889 o Conde d'Eu (marido da princesa Isabel), durante sua excursão política pelo Nordeste. É possível também ver nas fotos como era a cidade em seus dias de festa. Seus primeiros colégios, comércios e fazendas.





Mesmo dentro de sua simplicidade, vale a sua visita ao espaço. Aberto de segunda a sexta-feira, na mesma sala também funciona uma espécie de ilha digital para alunos da rede municipal. É uma pena que com o maior fluxo turístico nos fins de semana, o mesmo encontre-se fechado. Mas caso tenha a oportunidade de ir durante a semana, inclua-o em seu roteiro de visita.

Endereço: Ao lado do Teatro Rachel de Quiroz, na praça central, Guaramiranga

_______

                      SALVE AGORA NO SEU PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS.




________

E aí? Quer conhecer mais do Maciço de Baturité?

Conheça os atrativos turísticos das cidades e monte seu roteiro com as nossas dicas. Basta clicar nos links abaixo:

Baturité

Estação Ferroviária e Maria Fumaça
Escadaria e Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Igrejas e prédios históricos

Guaramiranga

5 atrativos religiosos para conhecer em Guaramiranga
Guaraminga | Trilha do Café e muita história para saborear

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares, ajudando assim com a manutenção do blog.

Viaje mais, conheça o Ceará!

Passeios de barco em Fortaleza

$
0
0
Fortaleza oferece tanto para visitantes quanto aos seus moradores diversos atrativos e hoje vamos destacar três passeios de barco que podem ser feitos tanto no mar quanto em rio. Seja sozinho, casal, família ou em grupo, é uma ótima forma de conhecer melhor a cidade e claro, fazer um passeio diferente do habitual.



1 - Passeio no Rio Cocó

Pouca gente sabe que é possível fazer um passeio pelo Rio Cocó, que acontece nos fins de semana e feriados das 8h às 13h. O passeio é tranquilo e é uma ótima oportunidade de desfrutar da natureza no coração da capital cearense. O agendamento pode ser feito através do número (85) 99205-3948 e no instagram (@navegacao_coco) você encontra mais informações. O passeio custa R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia.




Quer conhecer mais dicas sobre Fortaleza? Basta clicar aqui.

2 - Passeio de veleiro na Praia de Iracema

O passeio na orla da Praia de Iracema é tradicional e já é feito faz mais de vinte anos! A saída da embarcação é na Avenida Beira Mar, 4.293, na Praia do Mucuripe. Com duração aproximada de duas horas, é possível fazer um delicioso tour pela orla de Fortaleza. O passeio é feito todos os dias, sendo duas saídas, às 10h e às 16h. Recomendamos o passeio da tarde por dois motivos. O primeiro é que o passeio da manhã depende da quantidade de pessoas na embarcação. Se não atingirem uma quantidade mínima, eles não fazem o passeio. É necessário checar antes através do telefone (85) 3263.1085. Na parte da tarde todo dia tem, então é mais garantido! O segundo motivo é que nada se compara ao ver o pôr do sol estando em alto mar.

Durante o passeio, o veleiro dá uma parada de 25 a 30 minutos para mergulho. A embarcação possui guia turístico que vai explicando um pouco tanto sobre navios ancorados ou naufragados, quanto sobre pontos turísticos da cidade, além de serviço de bordo que pode ser contratado a parte. A equipe foi de extrema cortesia e atenção, nos sentimos muito cuidados.

Sites de compra coletiva costumam vender os ingressos para o passeio, que custam, em média, R$ 30,00 por pessoa. Crianças até 4 anos não pagam.








3 - Passeio de barco pelo Rio Ceará

Um dos passeios mais tradicionais de Fortaleza, mas que funciona somente com agendamento prévio que pode ser feito através do telefone (85) 98753-3940. Os passeios saem do Polo Turístico da Barra do Ceará e dura cerca de duas horas, indo até Iparana, na Caucaia. Há uma parada na área de manguezal onde os visitantes podem tomar banho no Rio. 




_________________

                     SALVE AGORA NO SEU PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS






O que fazer em Quixadá? | Dicas de turismo de aventura

$
0
0
Quando se fala em turismo no Ceará, uma boa parte das pessoas pensam no nosso litoral incrível e suas famosas praias. Mas você já pensou o quanto pode ser interessante fazer um turismo de aventura numa cidade no meio do sertão cearense?


Quixadá é a cidade certa para sua aventura. Cerca de 170kms de Fortaleza e famosa pelos seus monólitos, é o local perfeito para realizar escaladas, trilhas, rapel, voo livre e ganhar, de presente da natureza, cenários de tirar o fôlego, literalmente!

Nossa primeira dica é: não se aventure sozinho nessa! Quixadá já possui agências que vão te levar aos lugares que você precisa conhecer, respeitando a preservação dos locais e a sua segurança. Nesse post, vamos destacar algumas sugestões de passeios para você se programar na sua passagem por lá.

Bem, se você nunca fez escalada, é possível fazer um curso básico para iniciantes com a empresa Quixadá Turismo, onde você irá conhecer técnicas de escalada, fazer nós, movimentação em rochas, tipos de escaladas, melhores equipamentos, entre outros. São 4 dias de curso divididos em oito aulas, com muita teoria e prática, somando uma carga horária de mais de 32 horas/aula.




O visitante poderá fazer trilhas leves e moderadas e destacam-se a trilha da galinha choca, um dos famosos monólitos da região, a trilha da cabeça da bruxa, entre outras. A depender do pacote contratado, poderá também fazer rapel e/ou escalada, como ir até o Cume Faladeira, uma rocha situada perto da parede do Açude do Cedro, onde poderá se ter um visual de 360º e conferir aquele pôr do sol perfeito.

Onde se hospedar em Quixadá? Conheça o Hotel Vale das Pedras clicando aqui.

Ficou interessado? O contato da Quixadá Turismo é (88) 9 9925.2127 e no instagram eles podem ser encontrados no @quixadaturismo_

Mas se tua aventura é ir um pouco mais alto, que tal um voo pela região? Voos de parapentes são bem comuns em Quixadá devido aos seus ventos ideais para essa prática de esporte e a cidade é considerada o melhor lugar da América Latina para voo livre.

Com uma paisagem típica do sertão nordestino e sua vegetação de caatinga, você vai se deslumbrar com essa aventura e encontra na cidade algumas agências e pilotos divulgando o serviço. O Hotel Pedra dos Ventos também indica o serviço, tendo inclusive 4 rampas de voo livre.

Alguns cuidados, contudo, são importantes. Checar se o profissional que fará o voo tem habilitação homologada por órgãos nacionais é o primeiro passo para ter uma prática segura.

Você pode obter maiores informações com a Quixadá Aventura, através do número (88) 9 9911.3182 e no instagram eles podem ser encontrados no @quixadaaventura



Aproveita que já vai estar por Quixadá e confere o Roteiro Caminho das Pedras. Clica aqui para saber mais a respeito.

_______________

                  SALVE AGORA NO SEU PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS



Parques ecológicos na Serra da Ibiapaba

$
0
0
Depois de falarmos sobre os parques aquáticos e balneários da região do Cariri (veja o post clicando aqui), hoje trazemos algumas dicas de parques ecológicos na região da Serra da Ibiapaba.


Reuni nesse post alguns perfis dos principais parques de aventura e espaços ecológicos da Serra da Ibiapaba. Você verá o quanto essa região é rica para o turismo e o quanto você vai conhecer locais incríveis em nosso estado. Vamos às dicas?

Parque Nacional de Ubajara





Ipê Park (São Benedito)




Urubu Ecoparque (Guaraciaba do Norte)




Fazenda Gospel (Guaraciaba do Norte)




Arrocha Park (Ubajara)




Park Tucano (Guaraciaba do Norte)




Neblina Park Hotel (Ubajara)





Viewing all 100 articles
Browse latest View live