Quantcast
Channel: Rodando pelo Ceará
Viewing all 100 articles
Browse latest View live

Rota dos Mercados de Fortaleza: História e Gastronomia

$
0
0
Realizar turismo em uma cidade vai muito além de conhecer seus pontos mais badalados. E é "destrinchando" espaços fora das rotas tradicionais que encontramos novos olhares, novos sabores e novas perspectivas sobre cada destino. Foi por isso que vimos com muita alegria a proposta da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura, do projeto Roteiros Culturais, onde fortalezenses e turistas puderam realizar no mês de Outubro/2015 visitas culturais a três mercados da capital, com mediação do arquiteto Lucas Rozzoline, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor, e de Kerla Alencar, que realizou pesquisa sobre o Mercado São Sebastião, uma das paradas da rota (você poderá conferir toda a pesquisa clicando aqui). E claro que não podíamos perder essa oportunidade, participando assim da atividade!

Fachada do novo Mercado da Aerolândia, que será reinaugurado em breve.

A história dos mercados em Fortaleza tem início no ano de 1809, com a construção do Mercado de Farinha no prédio onde hoje funciona o CCBN, destinado na época à venda de cereais. 

Em 1896 foi inaugurado um novo mercado público, chamado de Mercado de Ferro, visto que sua estrutura era composta de dois pavilhões em ferro fundido. Em um pavilhão eram comercializados carnes, frutas, peixes e outros produtos mais perecíveis e no outro eram comercializados cereais. O Mercado do Ferro, junto com o Mercado da Farinha, foi durante muito tempo responsável pelo abastecimento da cidade (ver foto ao lado). 

Segundo Lucas Rozzoline, um dos mediadores desse roteiro, ao longo dos anos as pessoas foram se apropriando do espaço e "reconstruindo" o mercado a sua maneira e necessidade, em alvenaria, de forma livre, sem nenhum tipo de planejamento, tendo sido desativado no final da década de 30. Nesta época já comercializava-se de tudo, muito além das carnes e cereais, mas também artesanato, roupas, animais e muito mais!!

Um novo mercado público em Fortaleza é então inaugurado, cuja projeto é composto basicamente por um pavilhão de concreto com estrutura de pilares e coberto com tesouras metálicas feitas com trilhos de bonde. A fachada, com vãos abertos que se mantêm até hoje, garantiam melhor luminosidade e circulação de ar no ambiente.
"Em 1937 o Mercado de Ferro é então desativado. A sua bela estrutura de ferro em art nouveau foi dividida em duas partes destinadas à construção de outros mercados: o Mercado dos Pinhões, na praça Visconde de Pelotas, na Aldeota; e o Mercado São Sebastião, na Praça Paula Pessoa." Fonte: Secultfor
O Mercado dos Pinhões permanece até hoje com a estrutura recebida. Tombado como bem cultural em 2006, é um dos "caldeirões culturais" da cidade, com uma agenda bastante diversificada e palco de uma ampla programação artística e gastronômica, como a feira orgânica e festival de arte e cultura alimentar, além de dança, música, literatura, fotografia e outras manifestações culturais que movimentam o Mercado por quase todos os dias da semana.




A segunda parte do Mercado de Ferro foi destinada para a construção de um novo mercado, na época o São Sebastião, permanecendo até o ano de 1968, quando mais uma vez a estrutura foi transferida para um novo endereço, agora na Aerolândia.


Durante a visita, podemos conhecer um pouco mais da história dos mercados e apreciar todo o trabalho de restauração da estrutura de ferro no novo Mercado da Aerolândia, que será reinaugurado em breve. Os vitrais são um destaque a parte da obra, ganhando vida com a luz do dia!


Nossa última parada se deu no Mercado São Sebastião, para fechar com chave de ouro esse roteiro pelos mercados de Fortaleza. Considerado como o principal mercado público da capital, o espaço reúne muito além de frutas, verduras, carnes e produtos artesanais. A diversidade cultural e gastronômica do Mercado fazem dele parada obrigatória para quem quer conhecer mais da tradição de "ser cearense".



Após a retirada da estrutura de ferro, em 1968, o "São Sebastião ganhou galpões de alvenaria com com telhas de amianto. Essa estrutura permaneceu até a década de 1990, quando o Mercado ganhou sua forma atual, principalmente de alvenaria, através de reforma promovida pelo então prefeito Juraci Magalhães, em 1997, com projeto do arquiteto Fausto Nilo". Fonte: Boa Notícia




Foi movida pela paixão e curiosidade pela história do São Sebastião, que a jornalista Kerla Alencar, mediadora da nossa visita, realizou uma ampla pesquisa sobre a tradição culinária neste mercado. No local, facilmente são encontrados iguarias da nossa gastronomia, como a buchada, a panelada, sarrabulho, entre outros. O Mercado também abastece restaurantes e cozinhas diversas com produtos não só do Ceará, mas também de outros estados. Diz-se que o que não encontra no São Sebastião, não encontra em Fortaleza!





Finalizamos nosso tour com um almoço, apreciando da nossa culinária regional e certos de que seria importante que esse roteiro fosse mais divulgado e, por que não?, oficializado pela Prefeitura de Fortaleza.



Ficou com curiosidade de conhecer mais dos mercados públicos de Fortaleza? 
Veja maiores informações sobre o projeto de tradição culinária no São Sebastião clicando aqui
Clicando aqui você vai conferir a programação e informações do Mercado dos Pinhões.

___________

Quer conferir mais sobre a cidade deFortaleza? Confira mais dicas de passeios e atrações na cidade.

Cinco atrações gratuitas na Praia de Iracema

Mapa da Cachaça: 4 atrativos para conferir no Ceará

$
0
0
A cachaça é uma das bebidas mais tradicionais no Brasil, tendo inclusive um dia "só pra ela" - o 13 de setembro. Pinga, aguardente, branquinha... Esses são apenas alguns "apelidos" carinhosos que a bebida ganhou no País. De norte a sul, é produzido mais de um bilhão de litros por ano, com exportação para mais de sessenta países. 


Existem alguns museus que prestigiam a história da bebida no Brasil, como o Museu da Cachaça de Lagoa do Carro (PE), ou o Museu da Cachaça de Paty de Alferes (RJ), além de museus em Minas Gerais e São Paulo (fonte aqui). Aqui no Ceará temos dois grandes espaços para contar essa história, listados logo abaixo, além de outros atrativos que têm a bebida como atrativo. Foi pensando nisso, resolvemos destacar alguns locais no Ceará que você poderá conhecer mais sobre a história e fabricação da bebida. Mesmo para quem não aprecia, a visitação aos locais abaixo relacionados valem a pena por toda a história contida nesses espaços e grandes curiosidades que o visitante irá encontrar.

Museu da Cachaça | Ipark

Fonte da foto: Diário do Nordeste

O Museu da Cachaça do complexo turístico Ipark, localizado na cidade de Maranguape, localiza-se na primeira propriedade que sediou a Ypióca, em um casarão do século XIX. No local, através de visita guiada, é possível conferir um acervo completo com mapas, documentos, fotos e filmes, além de maquinário, garrafas e equipamentos da época da produção, além de um canavial. Destaca-se ainda, no roteiro, a visitação ao maior barril de cachaça do mundo, com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros, tendo inclusive entrado no Guinness Book.

Museu do Engenho Colonial | Engenhoca Parque

Nossa segunda dica é visitar o Museu do Engenho Colonial, localizado no Parque Engenhoca, no município de Aquiraz, de propriedade da Colonial. Com uma exposição permanente, o Museu conta com salas que apresentam ao visitante desde a colheita da cana, passando por elementos histórico-culturais e apresentando também cada etapa do trabalho artesanal, que vai desde os primeiros engenhos de tração animal até a produção industrial da cachaça.  



Em nosso canal no Youtube, você poderá conferir parte da nossa visita ao Museu do Engenho.


Museu Senzala Negro Liberto

Apesar do grande atrativo do Museu Senzala Negro Liberto, em Redenção, ser a história relacionada a casa grande e os escravos, onde é possível inclusive visitar uma antiga senzala, não se pode ignorar a preservação dos fatos ali relacionados à produção da Cachaça Douradinha. No local, peças antigas preservam essa história e ainda é possível ver o funcionamento do engenho de cana de açúcar, passando por peças de tração animal até a infra-estrutura atual da produção, onde é possível apreciar desde uma máquina de moagem de 1927, fabricada na Escócia.



Casa dos Licores

Em Viçosa do Ceará, a pedida é visitar a Casa dos Licores, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e que possivelmente é o que mais vale a visita. O local é mantido por mais de 50 anos pela família Carneiro. Começou com o pai, Alfredo, e hoje é continuado por uma das filhas, Teresa. No local é possível degustar cachaças e licores artesanais, além de se embebedar, literalmente, nas histórias da família, tudo regado ao som de pífano, que originalmente era tocado por seu Alfredo.



Rota do Café Verde: histórias e aromas no Maciço de Baturité

$
0
0
A Rota do Café Verde, uma iniciativa do Sebrae com empreendedores locais da região do Maciço de Baturité, é a nova aposta para conquistar a valorização histórico-cultural de uma das regiões mais visitadas no Ceará e que já teve o café como principal atividade de produção. Tivemos a oportunidade de participar, em primeira mão, desse roteiro incrível e que trago hoje pra vocês desfrutarem um pouco e conhecerem os caminhos cheios de histórias, sabores e amores que vão fazer da sua passagem pelo Maciço uma experiência pra ficar na memória.


São oito atrativos que compõe a rota, distribuídos em quatro municípios: Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu. Contudo, o visitante terá a opção de escolher um entre os quatro roteiros elaborados, com passeios que duram de meio a um dia e valores que variam entre R$ 40,00 a R$ 60,00 por pessoa. As saídas acontecerão da cidade de Guaramiranga e os pacotes poderão ser comprados na Chocoberry Chocolateria, tanto de Fortaleza quanto de Guaramiranga, com pelo menos um dia de antecedência. Durante o percurso, o visitante terá a oportunidade de conhecer museu, fazendas históricas, fazer trilhas por cafezais, apreciar a gastronomia serrana tendo o café como produto-base e muito mais.

PRINCIPAIS PONTOS DA ROTA DO CAFÉ VERDE

MUSEU DE BATURITÉ - RFFSA

Em Baturité, duas paradas estratégicas estão intimamente ligadas a história da produção do café na região. Um primeiro ponto de visita é o Museu Ferroviário da cidade (já falamos sobre ele aqui), uma das primeiras estações ferroviárias do estado cujo prédio foi inaugurado em 1882, ainda no governo imperial de D. Pedro II. A estrada de ferro de Baturité tinha como objetivo o escoamento da produção serrana para a capital cearense, principalmente algodão e café, e a principio seria apenas um ramal da estrada de ferro. A chegada do trem trouxe desenvolvimento tanto para a cidade de Baturité quanto para as vizinhas.


No Museu, o visitante se deparará com peças que contam os tempos áureos dessa época, desde os bancos da antiga estação até mesmo peças dos trens, além de documentos, fotos, mobiliários das antigas residências da região.




O visitante irá conhecer também a Maria Fumaça, primeira locomotiva a vapor fazer o percurso Fortaleza x Baturité, no ano de 1882. Trata-se de um monumento comemorativo e de grande valor, inaugurado no primeiro centenário da Estação Ferroviária da cidade.


Fazenda Caridade e Mosteiro dos Jesuítas

Trata-se de uma imponente construção em pedra, datada de 1924, causando admiração pela sua arquitetura e tamanho. Localizado no Sítio Olho D'água, a pouco mais de 4km do centro de Baturité, pode ser acessado pela CE-356 ou pela Rua Padre Antônio Pinto e Estrada dos Jesuítas (a mesma da Escadaria Nossa Senhora de Fátima, falamos dos prédios religiosos de Baturité aqui). Construído inicialmente como uma escola para a formação de padres, levou mais de dez anos para ser concluído. Do Mosteiro tem-se uma visão privilegiada da cidade, observando-se também o Mirante do Cruzeiro, uma cruz de 25 metros de altura sob uma montanha.



Lá é produzido o "Café do Mosteiro", um café orgânico que é vendido no próprio mosteiro. Durante a visita, podemos conhecer as várias etapas do processamento do café sombreado. O café lá fabricado pode ser adquirido na lojinha do Mosteiro.



Sítio Águas Finas

De propriedade da família Uchôas, o Sítio Águas Finas é uma fazenda de café ao lado da empresa de água Neblina, apenas 2km do centro de Guaramiranga. As trilhas são agendadas previamente. A família Uchôa é tradicionalmente conhecida por fabricar o Café Guará, produzido nas montanhas de Mata Atlântica da cidade. As histórias se confundem com a própria história do Ceará. A cidade de Guaramiranga teve vital importância para o desenvolvimento do Estado. O ponto para essa conquista foi a excelente adaptação do café em suas terras úmidas e férteis.




Nesse ponto da Rota, os visitantes têm a oportunidade de percorrer os cafezais de sombra da serra. Durante o percurso, Mestre Chiquinho revela a história das primeiras mudas que ali chegaram, bem como sobre a fauna e flora local. Nós já havíamos feito essa trilha em setembro de 2014 e relatamos aqui essa experiência.

Sítio São Roque

A visita ao Sítio São Roque, no município de Mulungu, é ter a oportunidade de conhecer o passado de forma muito simbólica. O casarão autêntico, junto com a capela em homenagem a São Roque, compõem um cenário histórico que data de 1813. O visitante também tem a oportunidade de visitar a faxina - local onde o café é posto para secar, além de um galpão que serve para guardar utensílios como balaios, além dos maquinários. Há um projeto da criação de um pequeno museu com essas peças que contam, de fato, a história do café na região.


Percorrer o casario é também relembrar, para quem teve a oportunidade, ou conhecer, um jeito todo característico do interior. Os quartos amplos, a coleção de chapéis do Sr. Gerardo, proprietário do local, os quadros dos santos devotos, todos esses itens vão compondo um cenário cheio de magia e encantamento.



Mas é a cozinha com fogão a lenha que chama a nossa atenção. Lá somos recebidos por Marcinha, especialista em doces no taxo mexido, feitos com frutas do sítio. Mas é lá também que é feito o tradicional cafezinho, dando ainda mais aroma às histórias que ali serão contadas pelo Sr. Gerardo.


Sítio São Luís

Localizado em Pacoti, a 5kms do centro, o casarão é um dos únicos na região que mantêm as características dos tempos áureos do café. A estrutura secular encanta pelo grande porte, toda circundada de varandas e com grandes janelões característicos da época. A propriedade foi construída por escravos no período do esplendor do café e lá é possível apreciar um delicioso lanche com bolo de café.




Chocoberry Chocolateria

Para coroar um roteiro tão interessante como esse, o passeio finaliza na Chocoberry, no centro de Guaramiranga. Bebidas e guloseimas a base de café estarão sendo comercializados na chocolateria e é o momento ideal para apreciar as muitas possibilidades com esse ingrediente tão especial!


SERVIÇO

Rota do Café Verde 
Venda nas lojas Chocoberry, de Fortaleza e Guaramiranga
Passeios de meio a um dia 
Valores: entre R$ 40,00 a R$ 60,00 por pessoa. 
As saídas acontecerão da cidade de Guaramiranga e os pacotes poderão ser comprados com pelo menos um dia de antecedência.
_________________

Vai viajar para a região? Clique no banner abaixo e reserve seu hotel com nosso parceiro, Booking.com. Assim, você garante os melhores valores e ainda contribui com a manutenção do blog.


Museu Senzala Negro Liberto | Redenção

$
0
0
Já fazia muito tempo que tínhamos vontade de conhecer o Museu Senzala Negro Liberto, situado no município de Redenção e localizado na região do Maciço de Baturité. As informações na internet são poucas e após muitas pesquisas, conseguimos um telefone de contato e agendamos a visita.


Redenção localiza-se a cerca de 60kms de Fortaleza, seguindo pela CE-060. A cidade é conhecida por ter sido a primeira, no Brasil, a libertar todos os seus escravos, cinco antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea. A estrada está sendo duplicada, dando maior fluidez ao tráfego na região. Às margens da estrada, antes mesmo de chegar ao centro da cidade, é possível ver a placa que identifica o Museu. A entrada custa R$ 5,00 por pessoa e a visita é guiada. 

O QUE VER NO MUSEU?

Trata-se de um sítio que ainda abriga o canavial para a produção da cachaça Douradinha, a antiga casa grande, construída no século XVIII, e a senzala onde mantinham-se os escravos. A criação do Museu deu-se no ano de 2003 e toda a arquitetura é original da época da escravatura. 

A visita inicia com o contexto histórico da produção de cana na região, onde através de pinturas e objetos é possível entender o processo, que inicialmente era manual e somente depois de alguns anos foi industrializado, com o uso de uma máquina de moagem escocesa, de 1927.



A casa grande abriga o museu, que conta com documentos, fotos e objetos de um período muito triste da nossa história. Algemas, gargalheiras e outros instrumentos de tortura e "contenção" dos escravos podem ser vistos. Há ainda uma cópia do documento da libertação dos escravos, assinada em março de 1883.








O piso ainda é o original e de madeira, contendo brechas que eram uma forma dos senhores de escravos estarem sempre vigilantes aos que faziam e falavam. Estes ficavam na senzala logo abaixo da casa grande, uma característica curiosa desta propriedade. Era também uma forma de auto-afirmação do poder, visto que os escravos estavam sempre abaixo dos brancos.

Piso original da casa grande, onde é possível visualizar o interior da senzala.

Num segundo momento da visitação, somos guiados até a senzala. Não, nenhum livro de história ou novela sobre o tema mexeu tanto comigo quanto esta visita. Impossível não se emocionar! O local, escuro, triste e sombrio, lembra uma página triste da história do Brasil. Gravuras pintadas a mão contam como dura foi essa época. Ainda é possível encontrar gargalheiras presas às paredes, sempre numa altura muito superior a dos homens e mulheres que ali ficavam, como forma de castigo e punição. 






Sem dúvida, a visita ao Museu Senzala é uma experiência muito interessante, ainda mais para quem gosta de passeios culturais, que é o nosso caso. É uma oportunidade de ter acesso a uma importante parte da história do Ceará e do Brasil.

SERVIÇO
Museu Senzala Negro Liberto
Redenção | Ceará
Telefone: (85) 3332.1116


Cinco atrações gratuitas para curtir na Praia de Iracema, em Fortaleza

$
0
0
Seja pra quem mora ou visita, Fortaleza é uma capital que tem muito a oferecer! As atividades culturais são diversas e muitas delas, gratuitas! Depois de listar vinte dicas pra fazer no centro da cidade aqui de graça (ou quase!), apresentamos nesse post mais algumas dicas para você curtir o melhor da Praia de Iracema, um dos principais pontos de visitação na cidade, sem pagar nada por isso! Então, prepara a máquina ou o celular para aquela foto e segue nossas dicas!

Com mais de 14 mil metros quadrados, o Centro Dragão do Mar é um espaço que compreende o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. No espaço, o visitante poderá ainda conhecer uma das lojas do Centro de Artesanato, Ceart, e apreciar um bom café na Cafeteria Santa Clara, recentemente reinaugurada. A programação cultural é intensa e pode ser conferida no site clicando aqui. Aos fins de semana, a criançada ganha uma série de atividades lúdicas, como o Pintando no Dragão, que acontece todos os domingos, das 16h às 19h. Outro destaque é o programa Noite das Estrelas, que acontece sempre nas noites de quarto crescente lunar, onde o Planetário disponibiliza telescópios ao público em em geral para observação astronômica, sempre a partir das 19h. 

Imagem retirada daqui.

Site: http://www.dragaodomar.org.br
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Informações gerais: (85) 3488 8600 / (85) 3488 8608
Funcionamento:
// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. // Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus e Multigaleria: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria nem bilheterias.

Espaço criado para oferecer uma programação cultural plural, gratuito ou a preços acessíveis, com unidades em sete capitais. Inaugurada em 2012, está localizada na Praia de Iracema, em frente ao Centro Cultural Dragão do Mar, próxima da Ponte dos Ingleses e a poucos metros do futuro Aquário do Ceará. É composta por um cine-teatro, amplas galerias de arte, café cultural e livraria e um espaço jardim para convivência. A programação mensal pode ser conferida aqui.


Site: http://www.caixacultural.com.br/
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Informações gerais: (85) 3453-2770
Visitação e bilheteria: terça a sábado, de 10h às 20h; domingo, de 10h às 19h

3. Pôr do sol na Ponte dos Ingleses
Assistir ao pôr do sol na Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, é um dos programas tradicionais de quem visita a capital cearense. Localizada na Praia de Iracema, costuma reunir casais apaixonados e famílias para assistir o espetáculo. É sem dúvida uma das imagens mais bonitas da cidade em um dos principais cartões de Fortaleza. Abaixo você poderá conferir a timelapse que fizemos por lá!


4. Estátua de Iracema Guardiã
Um dos ícones da cidade, a estátua da Iracema que localiza-se na praia que leva o mesmo nome é de autoria de Zenon Barreto, artista plástico cearense, é esculpida em ferro e foi inaugurada em 1996. A imagem mostra a índia segurando um arco, em posição de batalha.

Foto de Davi Barbosa, retirada daqui.

5. Livro Urbano
Com o objetivo de resgatar a história de Iracema, a virgem dos lábios de mel, de José de Alencar, o livro urbano foi inaugurado em 2014 e conta, de forma resumida e distribuída em 18 totens com 2,3m de altura cada, os principais trechos da história de um dos romances de maior sucesso do autor, sendo o maior livro urbano do mundo, segundo a ONG Caminhos de Iracema.

Imagem retirada daqui.

____________
Quer conferir mais sobre a cidade de Fortaleza? Confira mais dicas de passeios e atrações na cidade.


Vem pra cidade? Reserve seu hotel em Fortaleza com nosso parceiro Booking.com. clicando no banner abaixo. Você reserve seu hotel com os melhores preços e ainda ajuda o blog a se manter!


Passeio de stand up paddle em Guajiru

$
0
0
Que consideramos Guajiru, no Trairi, uma das melhores praias no Ceará muita gente já sabe. E pra afirmar ainda mais esta teoria, fomos convidados pelo pessoal do Guajiru Kite Center pra conhecer esse paraíso de uma forma ainda mais especial: através de um passeio de buggy pela região e um delicioso stand up paddle pelo manguezal, esporte que vem cada vez mais conquistando os brasileiros e, no Ceará não é diferente. 


O Guajiru Kite Center é um espaço sustentável para a prática de esportes náuticos e de turismo e localizado de frente a praia de Guajiru, no município de Trairi, a 145kms de Fortaleza. Junto com os vilarejos de Flecheiras e Mundaú somam 13kms de praias belíssimas e quase desertas. Um convite perfeito para suas férias ou mesmo uma viagem de fim de semana! O acesso se dá pela CE 085 (até Caucaia) e depois pela CE 163 (até Trairi). Entre as aventuras oferecidas pelo centro, o visitante pode optar por passeio de quadriciclo, trilhas, kite surf, passeio de buggy, rapel, entre outros. Os serviços podem ser praticados tanto para iniciantes - como nosso caso - ou esportistas com mais experiências. O importante é aproveitar!


Nosso passeio começou cedinho, onde encontramos o Jailson, nosso condutor nesse roteiro, em frente ao Centro. Segundo ele, na maioria das vezes começam no mangue sentido praia, mas como era a primeira vez que Elton encarava a aventura, ele optou em fazer de forma inversa, ao favor do vento (a gente agradece!). Assim, nos dirigimos em um buggy até uma localidade chamada Cana Brava, para as primeiras orientações. O trajeto, bem tranquilo de ser feito, é de encantar, com cenário com dunas branquinhas e coqueirais. Fica sempre um gostinho de quero mais, né? E teve!



Após as instruções dadas, Elton e Valentina seguiram no passeio pelo mangue, e eu segui via buggy. O que se vê é um espetáculo da natureza! Foi uma das experiências mais legais que já fizemos e vale muito, muito a pena! A travessia, nesse caso, foi feita com pelo Elton de stand up paddle e Valentina, com o instrutor, com caiaque. O que se vê é uma extensa área de manguezal, cenário perfeito para a aventura, de complexa beleza.




Achamos a experiência do passeio bem completa, ainda mais pela possibilidade de se conhecer melhor as características ambientais da região e observar os pequenos caranguejos em meio ao mangue. É uma excelente opção para quem está na região onde podemos ter um maior contato com a natureza e um cenário que não é apenas de praia. E o mais legal, um passeio muito divertido também para quem, como a gente, viaja com crianças.






Confere um vídeo de 15" que publicamos no Instagram @rodandopeloceara 

Pra não restar nenhuma dúvida sobre o quanto esse passeio tem que estar na sua lista de coisas a fazer em Guajiru, preparamos um pequeno vídeo abaixo que mostram a dimensão da beleza desse lugar! Aperta o play e confira!


SERVIÇO
Passeio de buggy + stand up paddle e caiaque pelo mangue
Guajiru Kite Center
Rua da Praia, 04 - Praia de Guajiru
Agendamento e valores: (85) 99984-3461 / (85) 99995-5756

____________

Vai pra Guajiru? Reserve sua hospedagem com nosso parceiro Booking.com. clicando no banner abaixo. Você reserve seu hotel com os melhores preços e ainda ajuda o blog a se manter!


Blogs de Viagens com crianças: pra se inspirar e viajar

$
0
0
Esse post tem como objetivo divulgar alguns dos principais blogs que viagem com crianças. A ideia é concentrar essas informações de forma que sirvam para você como consulta e inspiração. Agora ficou mais fácil seguir a turma e arrumar as malas para destinos tão legais tanto no Brasil quanto no mundo para você conhecer! Confere a lista abaixo!



1 - Viagens que Sonhamos
www.viagensquesonhamos.com.br 
Nome: Francine Drebes Agnoletto
Email: viagensquesonhamos@gmail.com
IG: @fran_agnoletto
Twitter: @fran_agnoletto
Facebook: /ViagensSonhamos

2-Dicas da Rege
www.dicasdarege.com
Nome: Regeane NIcaretta
Email: regenica@uol.com.br
IG:@dicasdarege
Facebook: /dicasdarege

3- Baianos no Polo Norte
www.baianosnopolonorte.com
 Nome: Livi Souza
email: baianosnopolonorte@gmail.com
IG: @livi_souza
Facebook: /baianosnopolonorte
Twitter: @BaianosNoPN

4 - Felipe, o pequeno viajante
www.felipeopequenoviajante.com
Nome: Claudia Rodrigues Pegoraro
Email: claudionil@hotmail.com
IG: @claudiarodriguespegoraro
Twitter: @pequenoviajante
Facebook: /Felipeopequenoviajante
Pinterest: /pequenoviajante
YouTube: /user/marlonpegoraro76/videos

5 - Diario de Viagem
www.diariodeviagem.com
Nome: Adriana Pasello
Email: contato@diariodeviagem.com
Instagram: @blogdiariodeviagem
Facebook: BlogDiarioDeViagem

6 - Mala Inquieta
www.malainquieta.com.br
Nome: Renata Luppi
Email: contato@malainquieta.com.br
Instagram: @malainquieta
Twitter: @malainquieta
Facebook: https://www.facebook.com/MalaInquieta
Youtube:

7 - Café Viagem
www.cafeviagem.com
Nome: Alexandra Aranovich
Email: contatocafeviagem@gmail.com
IG: @cafeviagem @alexandraaranovich
Twitter: @cafeviagem
Facebook: /cafeviagemPinterest: /cafeviagem

8 - Viajando com Palavras
www.viajandocompalavras.com
Nome: Thyl Guerra
Email: viajandocompalavras@gmail.com
IG: @viajandocompalavras
Twitter: @viajandpalavras
Facebook: /viajandocompalavras

9 - Gosto e Pronto
www.gostoepronto.com
Nome: Debora Godoy Segnini
Email: blog.gostoepronto@gmail.com
Ig e Twitter: @debora_seg
Facebook: /gostoepronto

10 - Quatro Cantos do Mundo
www.quatrocantosdomundo.wordpress.com
Nome: Eder Rezende
Email: quatrcantosdomundo@gmail.com
Twitter: @4cantos_mundo
Facebook: /quatrocantosdomundo

11 - Mezzo Mondo
www.mezzomondo.com.br
Nome: Claudia Bins
Email: claudia.bins@yahoo.com.br
Twitter: @claudia_bins
Facebook: /BlogMezzoMondo

12 - Eu Viajo Com Meus Filhos
www.viajocomfilhos.com.br
Nome: Patricia Papp (Fernanda Avila, Proscila Seixas e Ana Pagliuso)
Email: euviajocommeusfilhos@gmail.com
Ig: @patipapp
Twitter: @viajocomfilhos @patipapp
Facebook: /viajocommeusfilhos

13. Do RS para o Mundo
www.dorsparaomundo.blogspot.com
Nome: Andrea Almeida Barros
Email: deabe@terra.com.br
IG: @deabe1971
twitter: @deabe
Facebook: /DoRSparaoMundo

14 - Vamos Aonde
www.vamosaonde.com
Nome: Priscilla Perlatti
Email: priperlatti@gmail.com
IG: @priperlatti
FB: /vamosaonde

15 - Ases a Bordo
www.asesabordo.com.br
Nome: Ana Luiza Ogg Strauss e André Strauss
Email: ana@aseabordo.com.br / andre@asesabordo.com.br
Ig: @asesabordo
Twitter: @asesabordo
Facebook: /asesabordo
Youtube:/asesabordo

16. Lala on the road
www.lalaontheroad.com
Nome: Manuela de Andrade
Email: manu.ziglioli@gmail.com
Ig: @manudendrade @bloglalaontheroad
Facebook: /lalaontheroad
Twitter: lalaontheroad

17-Os Caminhantes
http://oscaminhantes.com
Nome: Marcia Tanikawa
Email: oscaminhantes@os-caminhantes.com
IG:@oscaminhantes
Twitter: @oscaminhantes
Facebook: /Os Caminhantes Ogrotur

18- Alemanha! Por que não?
www.alemanhaporquenao.com
Nome: Angela Arten-Meyer
Email: info@alemanhaporquenao.com
IG: @alemanhaporquenao
Twitter: @AlemanhaPQNao
Facebook: /AlemanhaPorQueNao?

19 - Viajando em família
www.viajandoemfamilia.com.br
Nome: Débora Galizia
Email: ideias.oficina@gmail.com
Facebook: https://viajandoemfamilia

20 - Clube de Viagens Moms
www.clubedeviagensmoms.com.br
Nome: Míriam Vargas
Email: miriamvnunes@gmail.com
IG: @clubedeviagensmoms
Facebook: clubedeviagensmoms

21 - Viagem com Gêmeos
www.viagemcomgemeos.com
Nome: Erica Piros Kovacs
Email: ericapk@hotmail.com
IG: @viagemcomgemeos
Twitter: @viagemcomgemeos
Facebook: viagemcomgemeos

22 - Viagem Simplesmente
www.viagemsimplesmente.blospot.com.br
Nome: Susana Spotti
Email: susanaspotti@brturbo.com.br
IG: @viagemsimplesmente
Twitter: @susanaspotti
Facebook: viagemsimplesmente

23 - Cantinho de Ná
www.cantinhodena.com.br
Nome: Cynara Vianna
Email: cynara@cantinhodena.com.br
IG: @cantinhodena
Twitter: @cantinhodena
Facebook: Cantinho de Ná
+Google: Cynara Vianna
Youtube: cantinhodena e Cynara Vianna
Pinterest: Cantinho de Ná

24- Viajar hei
www.viajarhei.com
Nome: Patricia Longo Tayão
IG: @viajarhei
Twitter:@viajarhei
Facebook:https://www.facebook.com/Viajarhei

25- Malas e Panelas
www.malasepanelas.com
Nome: Andrea Martins e Luciano Beux
Email: malasepanelas@gmail.com
IG: @malasepanelas
Twitter:@malasepanelas
Facebook: /malasepanelas
Pinterest: /malasepanelas
G+: malasepanelas_blog

26- Londres com criancas
www.londrescomcriancas.com
Nome: carol Pascual
Email: contato@londrescomcriancas.com
IG: @ondrescomcriancas
Twitter:@carolpascual_
Facebook: /londrescomcriancas
G+: https://plus.google.com/u/0/110459607342988444960/posts

27- E aí, Férias!
www.eaiferias.com
Nome: Camila Faria
Email: eaiferias@gmail.com
IG: -
Twitter:@eaiferias
Facebook: /eaiferias
G+: https://plus.google.com/+Eaiferias/posts

28 - A próxima Parada, agora com bagagem extra !
www.aproximaparada.blogspot.com.br
Nome: Aressa Baffi
Email: aressabaffi@yahoo.com.br
Facebook: A Proxima Parada

29 - Cariocando por Aí... 
www.cariocandoporai.com.br
 Nome: Karla Alves Leal
Email: cariocandoporai@hotmail.com
IG: @karlaalvesleal
Twitter: @cariocandoporai
Facebook: /cariocandoporai 

30 - Registros de uma mãe Carioca
www.registrosdeumamaecarioca.blogspot.com.br
Nome: Claudia Cosentino
Email: claucosentino@gmail.com

31 - Dias viajando por aí...
www.diasviajandoporai.blogspot.com.br
Nome: Cristiane Martins Dias
Email: crisa.martins@gmail.com
IG: @crisa_martins
Flickr: https://www.flickr.com/photos/crismartins

32 - Família Viagem
www.familiaviagem.com.br
Nome: Simone Hara
Email: simone@familiaviagem.com.br
IG: @familiaviagem
Twitter: @familiaviagem
Facebook: /FamiliaViagem

33 - Vida de Viajete
www.vidadeviajete.com
Nome: Natália Ferrer
Email: vidadeviajete@hotmail.com
IG: @vidadeviajete
Facebook: /VidadeViajete
YouTube: www.youtube.com/vidadeviajete

34 - Trilhas e Cantos
www.trilhasecantos.blogspot.com
Email: liliane.inglez@gmail.com
IG: @trilhasecantos
Facebook: /trilhasecantos
Twitter: @trilhasecantos

35 - Travelbook
www.travelbook.blog.br 
Nome: Ana Cintia Cassab Heilborn
Email: travelbookblog@gmail.com
IG: @travelbookblog
Twitter: @TravelBookBlog
Facebook: /TravelBookBlog

36 - Colagem
www.colagem.com.br
Nome: Luciana Misura
Email: lu@misura.org
IG: @lucianamisura
Twitter: @lucianamisura
Facebook: /colagem
Pinterest: /lucianamisura

37 - Malas & malinhas
www.malasemalinhas.com.br
Nome: Bárbara Calmeto
E-mail: barbaracalmeto@yahoo.com.br
IG: @malasemalinhas
Facebook: /malasemalinhasviagens

38 - Para a Disney e Além!
www.paraadisneyealem.com.br
Nome: Carlos Augusto Monteiro e Isabel Trindade
E-mail: paraadisney@gmail.com
Facebook: /paraadisneyealem

39 - Ir, Ver e Viver o Mundo
www.irvereviver.com.br
Nome: Cláudia Cruz
Email: irvereviver@gmail.com
IG: @irvereviver
Facebook:/irvereviver

40 - Crescendo e Viajando
www.crescendoeviajando.com.br
Nome: Erika Linard
Email: crescendoeviajando@gmail.com
IG: @crescendoeviajando
Facebook:/crescendoeviajando

41 - Rodando pelo Ceará
www.rodandopeloceara.com.br
Nome: Danielle Campos
Email: rodandopeloceara@gmail.com
IG: @rodandopeloceara
Facebook:/rodandopeloceara
Snapchat: rodandoceara

42 - Cariocando por aí
www.cariocandoporai.com.br
Nome:  Karla Alves Leal
Email: cariocandoporai@hotmail.com
IG: @cariocandoporai
Facebook:/cariocandoporai
Snapchat: cariocandoporai

Passeio de barco pelo Rio Jaguaribe | Praia Canto da Barra, Fortim

$
0
0
Pra quem vai conhecer a cidade de Fortim, uma das atrações da região é fazer o passeio de barco pelo Rio Jaguaribe, o maior curso de água do território cearense, com 633 km de extensão (Fonte: Wikipedia), nascendo em Tauá, sul do estado, e desembocando no Oceano Atlântico, onde a cidade tem o privilégio de ter a foz do Jaguaribe.


Fortim fica entre os municípios de Beberibee Aracati, a 116kms de Fortalezae pode ser uma ótima alternativa de passeio para quem viaja pelo litoral leste, podendo apreciar as belezas naturais da Praia Canto da Barra, um paraíso ainda desconhecido da maioria dos turistas - e mesmos cearenses! - que visitam a região. O Rio Jaguaribe é o maior atrativo de Fortim!

Existem duas maneiras de fazer o passeio de barco: a primeira é comprando uma passagem em barcos com capacidade para mais passageiros, que saem do pier comunitário (que foi a que escolhemos). A vantagem é, além do preço, a oportunidade de conhecer pessoas. No nosso passeio, havia uma família sueca (mas que falavam português) e Valentina brincou muito com o filhinho do casal, foi muito legal! Existe a opção também de alugar um barco particular, onde você define o roteiro e quanto tempo de passeio junto com o condutor. Embora existam agências que ofereçam o serviço, fizemos todo o contato com o Samy, proprietário da embarcação, através do WhatsApp (88) 99620-6266, que foi muito atencioso. O valor do passeio foi de R$ 25,00 por pessoa (Julho/2015) e tem duração média de 2 horas.


Durante o percurso, é possível visualizar belíssimas casas de luxo com piers espalhadas ao longo do Rio, algumas até com elevadores de lancha! É possível conferir atrativos turísticos da região, como a Pedra do Chapéu, os manguezais e o Canal do Amor. Também avistamos a centenária Igreja de Fortim, curiosamente construída de frente para o rio. 


Leia também: Onde se hospedar na Praia Canto da Barra

No barco eles nos ofereceram espetinho de camarão (enormes!) e vendem bebidas, refrigerante, água e salgados industrializados. O passeio é muito tranquilo e gostoso de fazer e, por ser em um rio, o barco não balança. É uma excelente experiência de lazer e turismo náutico.



Depois de percorrer o rio e passar pelo manguezal, há uma parada pra banho no encontro do rio com o mar, bem em frente a um dos parques eólicos da região. É o ponto alto do passeio e o mergulho é bem tranquilo. Pra quem quiser, a embarcação disponibiliza coletes salva-vidas.


Pra conferir mais desse passeio, aperta o play no vídeo abaixo!



SERVIÇO
Passeio de barco pelo Rio Jaguaribe
Valor: R$ 25,00/pessoa (Junho/2015)
Informações: WhatsApp (88) 99620-6266 (Samy)

____________

Fortim é uma das cidades que compõe a Rota das Falésias. Abaixo você pode conferir outras atrações da Rota:


Vai pra cidade? Reserve seu hotel em Fortaleza com nosso parceiro Booking.com. clicando no banner abaixo. Você reserve seu hotel com os melhores preços e ainda ajuda o blog a se manter!


_______________

Quer saber tudo sobre o litoral do Ceará? Veja nosso guia Sol e Mar.
Segue a gente também no Spachat: rodandoceara


Guia Praias do Nordeste com Crianças: Dicas do Ceará

$
0
0
Antes mesmo de começar a transformar minha paixão por viagens em blog, eu já conhecia o trabalho da Pulp Edições, que tem uma série de guias de bolso incríveis e que são, literalmente, uma mão na roda para todo viajante. Eles têm uma coleção chamada "Crianças a Bordo", com dicas preciosas sobre Nova York (esse eu tenho e amooooooo!), Londres e Paris, São Paulo, Buenos Aires etc. O que eu não esperava era que, com apenas um ano e meio de blogagem #rodandopeloceara, tivéssemos a grande honra de participar de mais um guia dessa super editora, desta vez sobre praias do nordeste com crianças. Top, heim?

Foi com muita emoção que recebi o convite da Patrícia Papp, editora do blog Eu viajo com filhos, em colaborar com mais este novo projeto da Pulp Edições. O tema não poderia ter sido mais incrível e ela teve a gentileza de convidar dez blogueiros para deixar algumas dicas também. A nós, coube a honra de representar o Ceará.

O que você vai encontrar no Guia?

Eu devo começar falando que o guia está realmente muito legal. Porque, pra começar, quem não sonha com uma viagem pelas praias do Nordeste? É um destino perfeito, ainda mais com crianças! E a Patrícia conseguiu reunir várias dicas sensacionais! São cerca de 250 páginas recheadas de informações que vão fazer você ficar ainda mais apaixonado pelo nordeste brasileiro. Além de informações gerais de quando ir, alta temporada na região, gastronomia e passeios fora do óbvio, como fazer trilha, aprender kitsuf etc, você confere mais de 200 hotéis, 150 restaurantes, 50 praias da Bahia ao Maranhão e muita, muita dica bacana! As ilustrações também estão impecáveis e Valentina curtiu muito o seu guia de viagem.


No Ceará, Patrícia apresenta alguns dos principais roteiros turísticos do estado que ela visitou, com destaque para Jericoacoara, Guajiru (que a gente ama!), Canoa Quebrada, Pontal de Maceió e Mangue Seco. E a gente contribuiu com algumas dicas que você pode conferir aqui mesmo no blog, como fazer trilha e descer a maior duna móvel do Ceará (veja aqui) ou navegar de barco pelo Rio Jaguaribe (veja aqui). As outras, só comprando o livro pra saber!


Onde comprar?

O livro está sendo lançado em algumas cidades (estamos torcendo que a Patrícia venha pra Fortaleza também!), mas pode ser adquirido na Likestore da Pulp Edições, ao preço de R$ 40,00, clicando aqui ou na Livraria Cultura, ao preço de R$ 49,00, clicando aqui. É uma excelente aquisição, pra quem busca fazer aquelas férias pelas praias do nordeste e planejar de forma objetiva a viagem.

Mais uma vez, nós que fazemos o Rodando pelo Ceará só temos a agradecer pela oportunidade de fazer parte de um projeto tão legal como esse e que venham mais guias sobre o nosso Brasil e claro, nosso Ceará!


Onda gelada: 4 sorveteria em Fortaleza para saborear e se refrescar

$
0
0
Fortalezaé conhecida mundialmente por ser a Terra do Sol e isso não é conversa de pescador não, já que o clima na cidade fica na média de 27ºC na sombra!!! E se o calor apertar, não se preocupe! A capital alencarina oferece deliciosos sorvetes, desde os sabores tradicionais aos mais inusitados. É o típico programa delícia que a gente gosta sem gastar tanto, não é? Já ficou com água na boca? Então, anota a nossa lista aí.

1. Sorveteria 50 sabores


Experimentar um dos sorvetes da "50 sabores", que hoje tem muito mais do que isso em seu cardápio, pode ser considerado um refrescante passeio turístico pela cidade. A empresa, que funciona desde 1975, oferece seus sorvetes a partir de receitas exclusivas e produzidos de forma artesanal, com sabores bem inusitados como caipirinha e rapadura, além de apresentar no cardápio sua linha especial de sabores sem glúten, diet e sem lactose. De tão tradicional que é a sorveteria, é apontado em muitos guias de viagem como uma "atração" imperdível para fazer em Fortaleza. Possui franquias espalhadas em shoppings, na Av. Beira Mar, na Av. 13 de Maio, entre outros endereços. Veja aqui os endereços das lojas.



O diferencial dos sorvetes da San Paolo é a forma inovadora do preparo, onde as bolas de sorvete no sabor escolhido são abertas em uma pedra resfriada e depois recheada! Uma das melhores versões é o de leite ninho e farinha láctea, sabor de infância! Com cinco unidades espalhadas em Fortaleza, a San Paolo vai te surpreender!



O queridinho de Fortaleza, a taça da felicidade da Gelateria Trevo é o carro chefe da empresa e serve bem duas pessoas. São três sabores de sorvete que é servido em uma taça coberta com Nutella com confeitos de chocolate e/ou castanha. O local fica no novo burburinho da cidade, o bairro Lago Jacarey, na Av. Pedro Lazar, 732 e está abrindo mais duas lojas em Fortaleza.

4. Yozenn Frozen


Com diversas lojas em Fortaleza, a gelateria possui mais de 35 sabores feitos com frutas fresquinhas, grãos refinados e cereais saudáveis, que são alguns dos ingredientes selecionados e que proporcionam incríveis sabores. Com sete lojas espalhadas em Fortaleza (veja aqui a mais próxima de você), a empresa aposta em produtos saudáveis, 100% natural e com 0% de gordura, além de gelatos como açaí na tijela, milk shake, gelato artesal, entre outros.







Fortaleza com crianças: 23 dicas de lugares pra curtir nessas férias

$
0
0
Viajar e fazer atividades de lazer com crianças é um barato! Tudo se torna mais divertido e direito a muitas risadas. Mas não podemos privar os pequenos de atrações que sejam a "cara" deles. Como muita gente que vem a cidade nos pede dicas do que fazer em Fortaleza com crianças e até mesmo quem mora, por vezes, desconhece seus atrativos de lazer e cultura para os pequenos, resolvemos criar um "mini-guia" com dicas de passeios com os pequenos na capital e região metropolitana. A intenção é que com o tempo ele vire um post-índice com o melhor do que se fazer na cidade com crianças. A ideia era sair dos lugares comuns, como super hotéis, shoppings e restaurantes com parquinhos, e levar a criançada para vivenciar experiências em outros espaços, com contato com a natureza, ciência, tecnologia e muito mais. Vamos às dicas?

PARQUES

1. Engenhoca Parque
O Engenhoca Parque é um lugar para diversão para toda família. Localizado na cidade de Aquiraz, o parque é uma excelente opção de entretenimento com cultura. São muitas as suas atrações como tirolesa, mini golf, playground infantil, dama gigante, circuito pai e filho, espiribol, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d'água, aerojump, trilha ecológica, trilha de bicicleta, fazendinha, viveiro de pássaros, museu do engenho colonial, espaço infantil para os pequenininhos (inclusive com uma casa na árvore), um restaurante temático e muito mais! Confere aqui nossa avaliação feita ao Engenhoca. Localizado na Rua Raimundo Coelho, s/n, Aquiraz, ao lado do centro histórico, funciona de quarta a domingo, das 10h30 às 17h. Durante os meses de julho e janeiro: de terça a domingo, no mesmo horário. Observação: as seguintes atrações só começam a funcionar a partir das 11h: Aero Jump, Arvorismo, Mini Golf, Tirolesa 60m, Tirolesa Voadora, Tirolesa 280m, Tirolesa com Skate, Sapão, Arco e Flecha e Trilha de Bicicleta. Mais informações de tarifas e horários clique aqui.


Parque ecológico no coração de Fortaleza, com área verde e infra-estrutura arrojada. Atrações: zoológico, fazendinha, arvorismo, passeio a cavalo, horticultura, espaço para picnic, piscina infantil, campo de futebol e atrações artísticas. Clique aqui e veja a avaliação da atração no TripAdvisor. Localizado na rua Senador Fernandes Távora, 387 - Jóquei Club, funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Ingressos podem ser comprado no site http://descontoecopoint.com.br/

3. Apoena Ecoparque 
O Apoena Ecopark está entre as melhores opções para se divertir, se reunir, se aventurar e sair da rotina, unindo diversão, aventura, cultura e lazer em um único ambiente, proporcionando momentos de aprendizado junto a natureza. Oferecem pacotes especiais para grupos de pessoas. Localizado em Pacatuba, a 30kms de Fortaleza. Atrações: avião-cinema, trilha ecológica, fazendinha, muro de escalada, arvorismo, grande oca, parque aquático, casa de pedra (mini-museu sobre a evolução humana), passeio de pônei e charrete, tirolesa assombrosa (maior tirolesa seca do Ceará e uma das maiores do Nordeste), planisfério e redário. Confere aqui nossa visita feita ao Apoena Park. Localização: Rua Maj. Crisanto de Almeida, 2170 - Centro, Pacatuba. Funcionamento aos sábados e domingos, de 9h às 17h. A entrada custa R$ 22,00 a inteira e R$ 11,00 a meia (para crianças até 12 anos, estudantes com carteirinha, professores e idosos a partir de 60 anos).


4. Beach Park 
Sem dúvida o mais conhecido e badalado parque aquático do Brasil. E está aqui no Ceará... Bom demais, não é? Localizado na cidade de Aquiraz, a 30 kms de Fortaleza, o Beach Park também apresenta a melhor estrutura e, consequentemente, um valor maior para acesso quando comparado com outros parques no estado. Mas que vale, viu? Considerado o melhor parque aquático da América Latina, o complexo ajudou a consolidar de vez o Ceará como rota de turismo para viajantes, especialmente aqueles que viajam em família. São muitos e muitos brinquedos, entre eles o Acqua Circus, o maior playground aquático do mundo. Confira aqui o calendário de funcionamento do parque.


5. iPark
O iPark, também conhecido como Museu da Cachaça, localiza-se no município de Maranguape. É um complexo turístico ideal para os mais aventureiros. Com três campos de atividades (lazer, aventura e tático) oferece uma variedade de atrações, a destacar: arvorismo, arco e flecha, banho de açude, campo de aventura, tirolesa, casa de engenho, passeio de charrete, espaço infantil, fazendinha, passeio de jardineira e lancha, entre outros. Funciona de quarta a domingo, de 9h às 17h. Durante os meses de julho, dezembro e janeiro também abre às terças. O ingresso custa R$ 32,00 a inteira e R$ 16,00 a meia. Inclusos no preço do ingresso: visita ao Museu da Cachaça, Passeio de Jardineira, 1 copo de caldo de cana e 1 dose de cachaça (válido somente para maiores de 18 anos). Já opacote aventura tem o custo de R$ 78,00 e inclui todas as atividades do parque, exceto o paintball e passeio a cavalo/pônei. As atividades arco e flecha, passeio de lancha, wakeboard e Banana Boat estão limitadas a 1 passeio cada por pacote.

6. Ytacaranha Park
http://www.ytacaranha.com.br/
Também localizado em Aquiraz, um pouco após o Beach Park, o Ytacaranha é um complexo menor que o famoso parque, mas que também oferece muita diversão em família. Com cerca de vinte mil metros quadrados e a trinta metros do mar, a criançada vai se divertir em toboáguas, castelos, playground aquático, barco pirata, piscinas e outros atrativos. O preço também se torna atrativo, quando comparado com o seu concorrente. O ingresso no local custa em torno de R$ 70,00, a partir de 12 anos, mas é possível comprar ingressos também em sites de compra coletiva por até R$ 25,00.


7. Barraca Itapariká
Apesar de ter o título de "barraca de praia", a Itapariká é conhecida por ter colocado Fortaleza como a capital com maior estrutura à beira mar e possui o maior parque aquático em barracas de praia no Nordeste! O local é ideal pra ir com crianças, já que possui um dos maiores parques aquáticos da Praia do Futuro. A criança (e os adultos também!) se divertem pra valer. O espaço conta também com uma lojinha de souvenirs para aquela lembrança especial. Localizado na Avenida Zezé Diogo, 6.801, na Praia do Futuro. Funciona diariamente, das 8h30 às 16h30.

PASSEIOS

8. Trenzinho da Beira Mar 
O Trem da Fantasia, mais conhecido como Trenzinho da Beira-Mar, é um tradicional passeio feito em um pequeno trem e que encanta as crianças, especialmente pela companhia de personagens como Cebolinha, Mônica, Homem Aranha, entre outros. Acontece de quinta a domingo, das 17h às 22h. O valor é de R$ 8,00 por pessoa. 

9. Passeio de veleiro pela orla
O passeio tem duração de 2 horas a bordo de um veleiro, onde as embarcações dispõem de guia turístico, bar e sistema de som. Nossa filha foi com 4 anos e amou! Pra caprichar no passeio, você pode vestir a criança de pirata, ela vai se sentir um(a) verdadeiro(a) capitão(ã) em alto mar! A tripulação é composta por marinheiro de convés, de máquina e capitão, todos formados pela Marinha do Brasil, permitindo navegar com tranquilidade. Cortesia para crianças de até 4 anos! Nós já fizemos esse passeio (confere como foi aqui) e foi uma experiência incrível. O veleiro sai da praia do Mucuripe, contornando o cais pesqueiro, o píer, cais do porto, praia mansa indo até o Hotel Marina Park, entrando em sua bahia, onde há uma parada para banho. Depois, retorna-se, apreciando um belíssimo por do sol, até o local de embarque e desembarque. São novos ângulos e diferentes olhares sobre a cidade. Mais informações na Associação de Veleiros, no (85) 3263.1085.


10. Parque do Cocó
São áreas verdes, bosques, quadras esportivas, anfiteatro, lanchonetes, mangue com sua flora e fauna característica. Sempre se realizam grandes eventos e shows ao ar livre. Possui trilha ecológica aberta ao público, com a presença de dois guias nos turnos, manhã e tarde.

11. Picnic no Passeio Público
A Praça dos Mártires, mais conhecida como Passeio Público, localizada no centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico e afetivo da cidade e foi totalmente recuperada para visitação em 2007 onde, desde lá, vem sendo oferecido uma programação diversificada, especialmente aos fins de semana, tendo se consolidado como ponto de encontro das famílias para um delicioso picnic. 

12. Trenzinho da História
Com um guia e um personagem representando o Bode Ioiô (que foi um famoso bode que viveu na cidade de Fortaleza no início do século XX) é possível percorrer em um trenzinho ruas e avenidas do centro histórico da cidade, trazendo à memória fatos de Fortaleza. O percurso tem duração média de 1 hora e é gratuito. O passeio tem saída no Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro de Fortaleza, a partir das 16h. As vagas são limitadas.



LITERATURA

13. Picnic literário na Casa José de Alencar
Promovido pelo Clube da Sivozinha, na Casa José de Alencar, em Messejana, é uma ação que une música, literatura e muitas famílias que se juntam para, com seus filhos, curtirem uma programação repleta de atividades. A entrada é gratuita e acontece uma vez por mês.

14. Espaço Estação da Biblioteca Pública
Pra quem curte um momento pra leitura com os pequenos, uma boa opção é conferir o Espaço Estação, localizado no centro de Fortaleza e com programação semanal para os pequenos com contação de histórias e sessão de cinema. Mais informações: (85) 3101-6799.

15. Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Uma outra opção é conferir, a programação da biblioteca municipal. Às terças e quintas o projeto de contação de histórias incentiva os pequenos a ouvir, ler e contar. A atividade é gratuita mediante agendamento. Localizada na Av. da Universidade, 2572, bairro Benfica. Mais informações: (85) 3105-1299.

CENTROS CULTURAIS

16. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Com mais de 14 mil metros quadrados, o Centro Dragão do Mar é um espaço que compreende museus, teatro, anfiteatro, cinema, auditório e planetário. A programação cultural é intensa e pode ser conferida no site clicando aqui. Aos fins de semana, a criançada ganha uma série de atividades lúdicas, como o Pintando no Dragão, que acontece todos os domingos, das 16h às 19h. Outro destaque é o programa Noite das Estrelas, que acontece sempre nas noites de quarto crescente lunar, onde o Planetário disponibiliza telescópios ao público em em geral para observação astronômica, sempre a partir das 19h.

17. Centro Cultural Banco do Nordeste
Localizado na Avenida Conde d'Eu, 560, centro de Fortaleza, o espaço hoje revitalizado era o antigo mercado público da cidade. Sua programação é totalmente gratuita, promove manifestações e atividades voltadas para público diversos. Destacamos dois projetos que vão fazer a diferença no seu passeio. O primeiro deles é o História Passo a Passo, uma caminhada cultural pelo centro histórico da cidade. Mas se você está na cidade com crianças, o passeio ideal pra se fazer no sábado a tarde é o Trem da História, onde, após a apresentação do teatro infantil, inicia-se o passeio de trem pelos ruas e avenidas do centro, um verdadeiro tour trazendo memórias e fatos. Ambos acontecem aos sábados e os passeios são guiados pelo turismólogo Gerson Linhares. No trenzinho, a criançada tem ainda a ilustre companhia do Bode Ioiô. Para conferir mais das atividades voltadas para o público infantil, basta clicar aqui.

18. Caixa Cultural
Espaço criado para oferecer uma programação cultural plural, gratuito ou a preços acessíveis, com unidades em sete capitais. Inaugurada em 2012, está localizada na Praia de Iracema, em frente ao Centro Cultural Dragão do Mar, próxima da Ponte dos Ingleses e a poucos metros do futuro Aquário do Ceará. É composta por um cine-teatro, amplas galerias de arte, café cultural e livraria e um espaço jardim para convivência. A programação mensal pode ser conferida aqui.

MUSEUS COM CRIANÇAS
Veja nosso Guia Rápido com dicas de museus clicando aqui

19. Museu da Boneca de Pano
O Museu da Boneca de Pano, no Planalto Pici, em Fortaleza é uma experiência inédita, pois oferece uma exposição permanente de bonecas confeccionadas artesanalmente. Endereço: Rua Deputado Joel Marques, 110 – Planalto Pici. Informações: (085) 9 8631-3064/ 9 9839-8779 /9 9222-2586

20. Museu Siará em Miniatura
O Museu Siará em Miniatura consiste em uma exposição sobre os patrimônios arquitetônicos da cidade de Fortaleza antiga. São mais de 1.500 peças que caracterizam os principais acontecimentos da história e da cultura do Ceará, com o objetivo de propiciar informações acerca do acervo histórico-cultural, de forma a despertar na sociedade em geral o senso de preservação da memória histórica e o consequente interesse pelo tema. Na mostra permanente, é possível conhecer prédios que não existem mais na cidade: a antiga Catedral da Sé (demolida em 1938), o palácio maior da praça Luíza Távora, um casarão do bairro Jacarecanga. Mas também têm aqueles que foram tombados e permanecem intactos: Theatro José de Alencar, Cine São Luiz, Estação João Felipe, Santa Casa da Misericórdia e outros. Localizado na Avenida Alberto Craveiro, 223, dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru. Ingresso: R$ 12,00 por pessoa. Informações: (85) 98612-3451

21. Ecomuseu Natural do Mangue
O Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba (Ecomunam) surgiu em janeiro de 2001, na foz do Rio Cocó, entre as praias da Caça-e-Pesca e Sabiaguaba (Fortaleza/CE), com o propósito de proteger o patrimônio natural do manguezal através de ações de ecoturismo comunitário, educação ambiental, memória local e museologia social. A visita guiada foi sendo construída ao longo da história do Ecomuseu. Atualmente, é composta por doze pontos de parada, as chamadas “estações”, onde os visitantes realizam atividades específicas, e realizam diversos tipos de ações dialógicas de acordo com as característica de cada local (conhecem os diversos tipos de vegetação de manguezal, andam na lama do mangue, percebem os animais que compõem a fauna local, tomam banho no rio e no mar etc.). Os visitantes seguem nas trilhas divididos em turmas, cada qual com o seu monitor, que os levarão a conhecer in loco a rica diversidade vegetal e animal do ecossistema manguezal. Endereço: Rua Prof. Valdevino, 48 – Boca da Barra – Sabiaguaba. Visitação: de terça a sábado, de 9h às 16h. (solicita agendamento). Acesso gratuito apenas para visitação ao museu. Contato: (85) 8749-5286

    CIÊNCIAS

    22. Seara da Ciências
    Localizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, o Seara da Ciências é um órgão de divulgação científica e tecnológica da UFC que conta com um Salão de Exposições aberto para visitação normal e agendada e tem o propósito de estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Grupos pequenos ou visitantes individuais não precisam de agendamento.O Salão está aberto ao público nos dias úteis, de 8:00 às 17:00 hs. O acesso é gratuito. Endereço: Rua Dr. Abdenago, s/n (esquina com Av. Andrade Furtado) - Campus do Pici - Telefone: (85) 3366 9294 


    23. Planetário Rubens Azevedo
    O Planetário Rubens de Azevedo está por equipamentos que são controlados por um conjunto de 8 computadores de última geração e que permitem a exibição de imagens de alta qualidade em projeção, reproduzindo com bastante fidelidade o céu estrelado, imitando o céu de uma cidade sem poluição luminosa. Com capacidade de 80 lugares sentados, em ambiente refrigerado, espaços reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais, o Planetário Rubens de Azevedo atua no binômio turístico-pedagógico, oferecendo o que há de melhor em entretenimento e inovação no ensino. Um dos destaques é o projeto Noite das Estrelas, que funciona há 8 anos e já recebeu milhares de pessoas entre turistas e público local. Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica - Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas, etc. A participação é gratuita.

    ________
    Gostou dessas dicas? Veja mais em nossa tag viajando com crianças clicando aqui.
    Quer conhecer mais atrações em Fortaleza? Clica aqui e confira.
    Aproveita e confira:
         - Cinco atrações gratuitas pra curtir na Praia de Iracema
         - 9 museus pra conhecer em Fortaleza
         - 20 dicas gratuitas (ou quase!) pra conhecer no centro de Fortaleza
         - Caminhos de Iracema

    Réveillon no litoral do Ceará por R$ 400: 5 destinos de turismo comunitário para a sua virada

    $
    0
    0
    Fim de ano chegando e muitos já definiram seu destino para o réveillon. Mas, para quem tem dúvida ainda, que tal escolher um local onde se possa fortalecer o turismo comunitário, vivendo experiências nas casas do nativos ou pequenas pousadas comunitárias ou familiares, em um ambiente sustentável e com um preço convidativo? 

    Essa é a proposta dos pacotes da Rede Tucum - Rede Cearense de Turismo Comunitário - para a virada do ano. A Rede é uma articulação de 13 comunidades da zona costeira que realizam turismo comunitário e com roteiros que incluem trilhas e passeios ecológicos. A Rede Tucum é um selo de garantia de sustentabilidade, qualidade e justiça social. Em diversas comunidades em destinos incríveis no Ceará é possível desfrutar de três diárias com café da manhã para duas pessoas. A característica principal desse tipo de turismo é o respeito às comunidades e ao meio ambiente. Destacamos 5 comunidades para a sua virada de ano ser inesquecível!


    Quando se fala em festas como réveillon, sabe-se que os preços costumam ficar salgados. Às vezes, bem salgados. Mas não se preocupe! Diversas são as opções e experiências para quem deseja passar a passagem de mais um ano no litoral cearense por um preço um pouco mais convidativo, além de claro!, fortalecer o turismo comunitário. Pacotes que variam entre R$ 400,00 a R$ 600,00 e inclui hospedagem com café da manhã para duas pessoas. No litoral leste, a Prainha do Canto Verde (já estivemos lá, confere aqui) é possível fazer trilha e passeios de jangada. Também há opções em Tremembé (Icapuí) e Vila da Volta (Aracati). Já no litoral oeste duas comunidades se destacam: Caetanos de Cima (Amontada) e Tatajuba (Camocim).

    Caetanos de Cima, Amontada. Foto retirada daqui.

    Os pacotes variam conforme cada comunidade. Em Caetanos de Cima, por exemplo, além da hospedagem com café da manhã, o serviço ainda inclui o jantar da virada, na praia, com direito a peixe assado na brasa e confraternização com as famílias da comunidade.

    A maioria dessas comunidades permanecem quase intocadas e sem grandes luxos. Aliás, tudo muito simples e talvez, por isso mesmo, sejam locais ainda mais especiais. Longe do turismo de massa, quem optar por esses destinos encontrará tranquilidade e belas paisagens, além da receptividade de um povo amistoso.

    Lagoa da Torta, Tatajuba - Camocim. Foto retirada daqui.

    As informações sobre cada pacote e reservas podem ser feitas na Secretaria Executiva da Rede Tucum, ao telefone (85) 3226.2476 ou através dos e-mails sulamita@terramar.org.br e rosinha@terramar.org.br.

    As 5 melhores praias do litoral leste do Ceará

    $
    0
    0
    Recebemos lá no nosso Instagram @rodandopeloceara o desafio de eleger as 10 melhores praias do Ceará. Não foi tarefa fácil, afinal, temos um dos litorais mais lindos do país e com praias que estão sempre na lista das melhores do mundo, como é o caso de Jericoacoara, e não queríamos cometer nenhuma "injustiça". Para facilitar, dividimos a nossa seleção em Litoral Leste e Litoral Oeste e destacamos cinco em cada lado. Apesar de Fortaleza ter praias belíssimas, não incluímos nenhuma da capital, visto que boa parte delas é imprópria para banho. Neste post, apresentaremos nossa seleção das 5 melhores praias do litoral leste do Ceará.

    1. Canoa Quebrada, Aracati
    Segundo destino mais visitado do Ceará, ficando atrás apenas da capital, Canoa Quebrada tem tudo que se espera encontrar em um destino de turismo: natureza, badalação e muita aventura. Muitos visitam a praia no famoso passeio "3 em 1", que compreende conhecer três praias (Canoa Quebrada e também inclui Morro Branco e Praia das Fontes, ambas em Beberibe) em apenas um dia. Pra quem está com a agenda apertada o passeio pode ser válido, mas vá por mim: se puder, reserve ao menos um dia para Canoa, pois opções é o que não faltam pra você fazer por lá. Entre os passeios, confira conhecer a praia de buggy com e descer a maior tirolesa entre dunas do Ceará. Fizemos esse passeio (confere aqui) com a agência Arriégua Adventure, do Marcos Bugueiro, e foi incrível! 


    Aproveite para fazer um vôo duplo ou triplo de parapente. A Valentina, nossa filha de 4 anos, fez o vôo com o pai (confere aqui) e foi uma experiência inesquecível. Dá também para aproveitar a piscina e a estrutura da Barraca Chega Mais Beach (temos um post detalhado sobre essa barraca aqui). Uma observação sobre a piscina que gostamos muito: a Barraca funciona todos os dias, com acesso à piscina, mas nos fins de semana ela é de uso exclusivo pros pequenos. Para segurança deles, há um funcionário que monitora, de fora da piscina. Não há taxa de acesso à Barraca, mas o uso é pago a parte, no valor de R$ 10,00 a pulseira.

    Pra conferir tudo que já escrevemos sobre Canoa Quebrada, clica aqui.
    2. Icapuí
    Nossa segunda dica são as praias de Icapuí, última praia do litoral leste. E não deu pra escolher só uma não, o jeito foi escolher toda a extensão litorânea. As suas múltiplas falésias, suas trilhas ecológicas, passeios de barco e paisagens ainda selvagens fazem da visita um dos passeios mais bonitos e completos do nosso litoral. Icapuí surpreende por ser ainda um destino inexplorado. A sensação que temos, muitas vezes, é de estarmos em uma "praia particular". 


    Em nossa passagem tivemos a oportunidade de fazer um passeio pela trilha ecológica, em Ponta Grossa, descendo pela maior duna móvel do Ceará! Alguns bugueiros oferecem o passeio com saída de Canoa Quebrada, mas a dica é: destine ao menos dois dias para desfrutar desse pequeno paraíso e desbravar suas falésias coloridas, fazer passeio de jangada com os pescadores, banhar-se nas piscinas naturais que se formam ou apenas apreciar a passagem de muitos dos seus mirantes.

    Pra conferir tudo que já escrevemos sobre Icapuí, clica aqui.
    3. Morro Branco, Beberibe
    Nossa terceira praia preferida da série é MorroBranco, em Beberibe. Considerada um paraíso cinematográfico, as paisagens já serviram de fundo para novelas, séries e filmes. A principal atração, o labirinto das falésias, conduz o vistante por uma caminhada entre os paredões, causando deslumbre por quem decide conhecer.


    Mas Morro Branco tem muito mais a oferecer quem escolhe esse destino. Aqui mesmo no blog já destacamos dez passeios incríveis para se fazer nessa praia, que inclui visitar o centro de artesanato e a antiga locação da novela Final Feliz, fazer sessões relaxantes no SPA Ocas do Índio, entre outras.

    Pra conferir tudo que já escrevemos sobre Morro Branco, clica aqui.

    4. Praia Canto da Barra, Fortim
    Nossa quarta praia preferida é a Canto da Barra, em Fortim, que fica entre Beberibe e Aracati e onde é possível apreciar o encontro do rio Jaguaribe com o mar. Um destino pouco explorado e incrivelmente belo. Lá o destaque se deu para o passeio de barco pelo rio onde, durante o percurso, é possível visualizar belíssimas casas de luxo com piers espalhadas, algumas até com elevadores de lancha, e conferir atrativos turísticos da região, como a Pedra do Chapéu, os manguezais e o Canal do Amor. Também avistamos a centenária Igreja de Fortim, curiosamente construída de frente para o rio. A estrutura hoteleira é simples, mas acolhedora.



    5. Águas Belas, Cascavel
    Nossa quinta e última praia deste desafio é Águas Belas, que tem beleza até no nome! A barra do Rio Mal Cozinhado é o ponto de partida para o encantamento deste lugar. Na maré baixa, piscinas naturais se formam, convidando para um banho delicioso em suas águas límpidas. É possível também fazer passeios de barco com parada para um mergulho e passeios de buggy sobre as dunas brancas do lugar. A Ocean View, parceira deste blog, oferece passeios turísticos para Águas Belas com saída de Fortaleza (confere aqui) a partir de R$ 35,00.

    ____________

    Quer saber tudo sobre o litoral do Ceará? Veja nosso guia Sol e Mar.

    +Curta nossa página no Facebook
    +Siga o @rodandopeloceara no Instagram
    +Também estamos no Youtube com várias dicas em vídeo. Se inscreve lá.

    O que fazer em Fortaleza: city tour pelos principais pontos turísticos da cidade

    $
    0
    0
    Uma boa forma de conhecer Fortaleza é fazer um city tour. Seja para quem visita ou mora na cidade, esta é ainda uma opção confortável que te leva para os principais pontos turísticos da capital cearense. A agência de turismo OceanView, parceira do blog e especializada em turismo receptivo, nos levou para fazer esse roteiro e trazer todas as dicas para vocês.


    Estátua de Iracema

    O city tour tem duração de cerca de 3h30, com saídas às quartas e sábados, em um micro-ônibus (podendo ser em uma van também, ambos com ar condicionado), pegando os turistas nos hotéis ou, para quem mora em Fortaleza e deseja fazer o roteiro, podendo combinar um lugar comum dentro da rota (que foi a forma que fizemos). O passeio passa pelo Jardim Japonês, Estátua de Iracema, Cais do Porto, Praia do Futuro, Mausoléu Castelo Branco, Catedral Metropolitana, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Mercado Central, com paradas no Teatro José de Alencar, Centro de Turismo (Emcetur) e Ponte Metálica. Confere algumas imagens abaixo.

     Praia do Mucuripe, Mercado dos Peixes


    Jardim Japonês, no bairro Meireles

    Mausoléu Castelo Branco, no bairro Meireles

    A nossa primeira parada se deu na Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica (ela é uma das 5 atrações gratuitas pra se fazer na Praia de Iracema, como destacamos aqui) e é um dos importantes pontos de visitação de Fortaleza. Serviu de porto da capital cearense entre os anos de 1920 a 1940, quando foi então inaugurado o Porto do Mucuripe. É considerada o melhor lugar na cidade para ver o pôr do sol.






    A segunda parada foi no deslumbrante Theatro José de Alencar, principal teatro do Ceará e considerado um dos mais bonitos do País. O prédio, com mais de um século de história, encanta por fora e por dentro. Muito bonito também é o jardim projetado por Burle Marx, com mais de 40 espécies vegetais, incluindo árvores frutíferas e até pau-brasil. O ingresso de acesso ao Teatro é pago a parte, sendo no valor de R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia. O guia da Ocean View acompanhou toda a visita, relatando fatos históricos do prédio. 

    Fachada do Teatro José de Alencar






    Nossa última e mais demorada parada foi no Centro de Turismo do Ceará, Emcetur, que era a antiga cadeia pública da cidade, um edifício do século XIX, de linhas neoclássicas que após a desativação da cadeia foi reformado para receber um comércio de artesanato e produtos típicos regionais. As antigas celas deram lugar a lojinhas que encantam aqueles que por ali passam. É também possível apreciar artesãos fazendo sua arte ali, ao vivo, tornando a experiência da visita ainda mais rica.






    Concluímos que fazer esse tipo de roteiro é uma excelente alternativa para quem busca conhecer vários atrativos de Fortaleza e até mesmo para quem mora na cidade e busca uma forma diferente e confortável de turistar. O bacana é que, como é conduzido por um guia, vamos conhecendo mais da história e das memórias da cidade.
    _______
    Serviço
    City Tour por Fortaleza - R$ 35,00 por pessoa
    Ocean View - agência de turismo
    Informações: (85) 3219.1300 / 3219.1666 / 99787.1212 (Tim), diariamente, das 6:30 às 23:00.
    ______

    Gostou dessas dicas? Veja mais em nossa tag viajando com crianças clicando aqui.
    Quer conhecer mais atrações em Fortaleza? Clica aqui e confira.
    Aproveita e confira:

    _____




    La Maison Blanche: hospedagem em Pontal do Maceió, Fortim

    $
    0
    0
    Em nossa passagem por Fortim durante nossa viagem pela Rota das Falésias, ficamos hospedados um dia na charmosa pousada La Maison Blanche, localizada na praia de Pontal de Maceió, uma autêntica vila de pescadores que fica entre Beberibe e Aracati. A Pousada conta com um grande jardim e uma bela piscina, ideal para o conforto e sossego durante sua viagem.






    As suítes são bem confortáveis. Ficamos em uma localizada bem em frente a banheira de hidromassagem e que contava com ar condicionado, televisão, frigobar e bom sinal de wi-fi. Há ainda a opção de ficar em suítes com varanda privada, opção bem charmosa e aconchegante.




    O café da manhã da pousada é servido na área externa da casa principal, de frente ao jardim. Haviam frutas, pães fresquinhos, frios, geleias, sucos, tapioca, ovo e um bom café. Os funcionários são muito atenciosos, em especial a Jéssica, que preparava tudo com muito carinho.


    A noite, a área externa conta com uma iluminação especial, tornando a atmosfera do ambiente mais aconchegante. Ideal para relaxar, namorar ou apenas sossegar!


    A La Maison Blanche é uma hospedagem tipo Guest House, um modelo bem interessante que envolve tratamento diferencial e a possibilidade do hóspede se sentir como se estivesse em casa, com um conceito de atendimento personalizado. E foi isso que encontramos, desde os funcionários até o proprietário, sempre preocupado se tudo estava correndo a contento e de que forma poderia facilitar a nossa estadia. Embora não tenhamos feito, o local oferece outros serviços como passeios de cavalo, aulas de kitesurf e de capoeira.
    ___________ 
    Serviço:
    Rua Josefina Lopes, 3, Pontal de Maceió
    Telefone: (88) 9 98098890
    E-mail: ludfi30@hotmail.fr

    Lagoa do Torto: paraíso escondido em Icaraí de Amontada

    $
    0
    0
    Icaraí de Amontada, ou apenas Icaraizinho, é um desses destinos que ainda não foram explorados pelo turismo de massa e mantém ainda características de vila de pescadores (apesar de ter uma excelente estrutura hoteleira). Distante 190 kms de Fortaleza, conta com uma pequena igrejinha em torno de uma praça e poucas ruas compondo o centrinho da cidade, Icaraizinho vai te surpreender. 

    Estivemos por lá em agosto de 2015 após ganharmos um sorteio realizado no Instagram pela pousada Aloha Casa de Praia (https://www.instagram.com/alohacasadepraia/). Estamos preparando um post bem completo recheado de dicas do que fazer e onde comer por lá, mas hoje quero falar desse paraíso escondido chamado Lagoa do Torto.


    COMO CHEGAR?
    Trata-se de uma lagoa com águas cristalinas cujo acesso é muito tranquilo de ser feito. Estando já em Icaraizinho, você deve pegar a estrada da vila como se voltasse pra Fortaleza e logo após o primeiro quebra mola você entra à esquerda, seguindo por uma estrada carrossal até chegar na lagoa. Na dúvida, pergunte aos moradores, são sempre cordiais em indicar como chegar em algum local.
    A dica que recebemos foi "evitar" a lagoa aos fins de semana, por ser um point de grande movimentação e, se puder, aproveitar durante a semana. Foi o que fizemos! Nossa aventura aconteceu em uma segunda-feira e tivemos esse pedaço de paraíso apenas pra nós. Deu pra curtir muito, especialmente as redes que ficam dentro da água! No local, existem duas barracas de apoio, ficamos na Barraca do Daniel que embora simples, oferece comida e petiscos bem gostosos.







    Essa é uma excelente opção para você curtir suas férias ou viagem de fim de semana pelo litoral do Ceará, não é mesmo? Gostou da dica? Aproveita e confere nossa passagem pela Lagoa das Almécegas, em Lagoinha, clicando aqui.

    Roteiro de 3 dias em Fortaleza: dicas do que fazer na cidade

    $
    0
    0
    É muito comum recebermos em nossas redes sociais alguns pedidos de "ajuda" pra montarmos, ou propormos, roteiros tanto em Fortaleza quanto por outras cidades do Ceará. Assim, resolvemos criar um post com dicas bem objetivas para um roteiro de 3 dias pela nossa capital. 

    Dia 1 - City tour + Passeio de veleiro
    Através de um city tour, você terá a oportunidade e comodidade de visitar vários atrativos da cidade. Nós fizemos esse passeio pela agência Ocean View e recomendamos. Com duração média de 3h30, dá pra ter uma boa noção da cidade e conhecer pontos importantes como a Ponte Metálica, o Teatro José de Alencar e o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur). O passeio custa R$ 40,00 por pessoa.

    Clica aqui e confira o post completo sobre o City Tour em Fortaleza.

    No fim da tarde, a dica é fazer um passeio de veleiro, que tem saída na Praia do Mucuripe (ao lado do Mercado dos Peixes). Com duração aproximada de duas horas, é possível fazer um delicioso tour pela orla de Fortaleza. O passeio é feito todos os dias, sendo duas saídas, às 10h e às 16h e custa R$ 40,00 por pessoa, mas eles sempre oferecem em sites de compra coletiva pela metade do preço. Recomendamos o passeio da tarde por dois motivos. O primeiro é que o passeio da manhã depende da quantidade de pessoas na embarcação. Se não atingirem uma quantidade mínima, eles não o fazem. É necessário checar antes através do telefone (85) 3263.1085. Na parte da tarde todo dia tem, então é mais garantido! O segundo motivo é que nada se compara ao ver o pôr do sol estando em alto mar. As imagens que captamos mostram exatamente essa beleza incrível. Confira o post completo sobre o passeio clicando aqui.



    Dia 2 - Beach Park 
    Apesar do Beach Park estar localizado em Aquiraz, a 50kms de Fortaleza, este é um passeio imperdível e quase que obrigatório para quem vem visitar nossa cidade. Reserve um dia inteiro para curtir as atrações do segundo melhor parque aquático do mundo e melhor da América Latina, segundo o TripAdvisor. Um complexo de diversão com atrações incríveis como o Insano, um toboágua onde, em queda livre, você pode chegar a mais de 100km/h, percorrendo uma extensão de 41m em apenas 5 segundos. Mas se você não curte brinquedos aquáticos tão radicais, não se preocupe: há opções para todos os gostos. Não deixe de conferir!


    Dia 3 - Mercado Central + Centro Histórico + Praia de Iracema
    Visite o Mercado Central de Fortaleza, maior mercado do Nordeste e especializado em produtos artesanais onde se pode encontrar de quase tudo! Ideal pra comprar aquelas lembranças incríveis de viagem, oferecendo de tudo que o Ceará tem de melhor. Localizado na Av. Alberto Nepomuceno, 199, no centro, funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, aos sábados até às 17h e aos domingos até às 13h.


    Ainda no centro de Fortaleza, é possível conhecer a pé uma parte do seu centro histórico. Bem em frente ao Mercado, visite a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Marco inicial da fundação de Fortaleza, tem um pequeno museu dedicado ao General Antônio de Sampaio, bem como é possível conhecer a cela onde esteve aprisionada Bárbara de Alencar. Também existe uma estátua do Martim Soares, considerado "o fundador do Ceará". É aberta ao público para visitação, guiada por militares, de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; na sexta-feira, das 8h às 12h e aos sábados, das 9h às 13h.

    Ainda na região, visite a Catedral Metropolitana. Inspirada na catedral francesa de Notre Dame, a Catedral de Fortaleza levou 40 anos para ser concluída (1938-1978). Com estilo gótico-romano, tem capacidade para cerca de 5 mil pessoas e é a terceira maior do País. Embora seu exterior aparente mal cuidado, é um templo imponente e majestoso. 

    Por fim, visite o Museu da Indústria. O Museu possui mais de 2 mil metros quadrados distribuídos em espaços diversos e tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento industrial cearense. Destaca-se a exposição "História da Industrialização do Ceará", uma verdadeira viagem no tempo com um seleto acervo físico e tecnologias interativas, onde o visitante encontrará desde máquina de costurar couro, peças de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX, além de acesso virtual ao acervo de outros museus do mundo. Aberto das 9h às 19h, de terça a sábado, com acesso gratuito.


    Essas e outras dicas do que conhecer no centro de Fortaleza você confere em nosso post especial clicando aqui.
    No final do dia, a pedida são as atrações da Praia de Iracema. Comece assistindo ao pôr do sol na Ponte Metálica: é simplesmente mágico. Em determinados momentos é possível até avistar golfinhos que encantam ainda mais a paisagem. Abaixo dá pra conferir um vídeo em timelapse que fizemos por lá.


    Depois, visite o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e logo ao lado, a Caixa Cultural, dois ícones importantes de Fortaleza, com ampla programação gratuita e espaços como museus, exposições, cinema, teatro, entre outros. Pra quem gosta de uma badalação, é possível conferir os barzinhos ao redor do Dragão do Mar. Um dos mais tradicionais é o Bar do Bixiga, que serve um chopp de vinho incrível. Para acompanhar a bebida, há opções como o pastel de camarão ou de caranguejo.

    Confira um post completo com as 5 atrações gratuitas na Praia de Iracema clicando aqui.
    Quer conferir mais dicas sobre Fortaleza? Basta clicar aqui e ver tudo o que já postamos sobre a cidade. Não se esqueça também de usar a caixa de pesquisa ao lado para reservar seu hotel com nosso parceiro Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda com a manutenção do blog.

    Gostou dessas dicas? Tem outras? Deixa no comentário! Vai ser muito bom saber qual o seu roteiro em Fortaleza.


    Quem casa, viaja! 6 hotéis para lua de mel no Ceará

    $
    0
    0
    Pra quem está se casando, um dos itens essenciais no planejamento, além da festa, é o destino da lua de mel. E um bom hotel fará toda a diferença no sucesso da sua viagem, não é mesmo? A bem verdade é que quando estamos com quem amamos, qualquer lugar é válido. Como diz a canção, pode ser "na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê". Mas é uma data especial e muita gente busca um hotel charmoso e romântico para marcar o início de uma nova etapa a dois. Pensando nisso, resolvemos destacar 6 hotéis incríveis para você passar a sua lua de mel no Ceará.

    É importante lembrar que essa não é uma lista fechada e existem muitas outras opções, que variam os preços, serviços, localidades e muito mais. É apenas uma sugestão! Esperamos que vocês curtam e confiram! Conhece outro hotel ou pousada bem legal? Deixa a dica no final do post, nos comentários. Será muito legal conhecer as suas sugestões!

    1. Hotel Vila Selvagem, em Fortim

    Foto reproduzida do site do hotel

    Luxo, conforto e sossego. Esses são itens essenciais que você irá encontrar no Hotel Vila Selvagem, hotel 5 estrelas localizado na Praia de Pontal do Maceió, Fortim, a 135kms de Fortaleza. Os destaques são seus bangalôs charmosos com vista para o mar, amplas piscinas e um SPA. Para os recém-casados oferecem um pacote composto de 3 noites de hospedagem com café da manhã, coquetel de boas vindas no bangalô, um quarto de luxo com arrumação especial. No restaurante panorâmico, é servido um jantar romântico. Ainda inclui passeio de buggy com espumante e frutas e uma massagem para o casal (veja valores e detalhes aqui). Bom demais, não é?

    Informações e disponibilidade: Hotel Vila Selvagem
    Tel: 88 3413 2101 / 88 9-9990 5555 / 88 9-8868 8719 

    2. Hotel Dom Pedro Laguna, Aquiraz

                                                                                 Foto reproduzida do site do hotel

    Vencedor 'Oscar' do turismo mundial como melhor resort do Brasil, melhor resort de praia da América do Sul e melhor resort de golfe do Brasil, o hotel recebeu o título de "Veneza tropical do Brasil", o Resort Dom Pedro Laguna oferece o cenário ideal para celebrar um dos momentos mais marcantes e importantes da vida do casal. O pacote lua de mel inclui decoração especial no apartamento no dia da chegada; welcome drink no check-in; tratamento vip no quarto; uma garrafa de espumante; trufas de chocolate e morangos e uma massagem por pessoa (para estadias mínimas de 3 noites). Para mais informações sobre o pacote, basta clicar aqui.

    Informações e disponibilidade: Hotel Resort Dom Pedro Laguna
    Avenida Marginal do Empreendimento, s/n - Praia da Marambaia, Aquiraz
    Tel: 85 3388-3000

    3. Hotel Vale das Nuvens, Guaramiranga


    Localizado na serra de Guaramiranga, o Hotel Vale das Nuvens está localizado no topo de uma montanha a menos de 3kms do centro da cidade e a 110kms de Fortaleza. O clima, que pode chegar até 12º a noite, é um atrativo extra. Conta com um mirante particular com vista panorâmica para as cidades de Baturité, Aracoiaba e Redenção. Conta com piscina aquecida por energia solar, deck, salão de jogos e serviço de internet. Outro destaque é o contato direto com a natureza e o conceito de preservação que tornam o local especial para todos os seus visitantes. É possível apreciar seu enorme jardim, fazer trilhas no local, tornando a experiência uma lembrança inesquecível.

    Informações e disponibilidade: Hotel Vale das Nuvens
    Sítio São Francisco, S/N, Zona Rural, Guaramiranga
    Tel: (85) 9-9635-1767

    4. Long Beach, Aracati - Canoa Quebrada

    Foto reproduzida do site do hotel

    Considerado um dos melhores hotéis de Canoa Quebrada, o Hotel Long Beach situa-se a 350m da praia e a 600m da Broadway, principal rua da vila. Conta com uma enorme piscina com cadeiras confortáveis para relaxar com bungalôs em frente ao jardim ou apartamento luxo com vista para a piscina. Você ainda pode treinar na academia, desfrutar de tratamentos de massagens e fazer passeios de buggy e a cavalo, bem como aulas de kitesurfe.

    Informações e disponibilidade: Hotel Long Beach
    Rua Quatro Ventos, s/n - Praia de Canoa Quebrada, Aracati 
    Telefone: (88) 3421-7404

    5. Vila Kalango, Jericoacoara

    Foto reproduzida do site do hotel

    Em meio a coqueirais e cajueiros, de frente para a famosa praia de Jericoacoara e ao lado da maravilhosa Duna do Pôr do Sol, está situado o hotel Vila Kalango. Para os casais em lua de mel, oferecem uma decoração toda especial na acomodação, com mimos e uma garrafa de espumante como cortesia. As palafitas altas, uma das opções de hospedagem, permitem uma vista de 180° para o mar ou para as dunas. Elas possuem um lounge privativo onde você pode solicitar um romântico jantar à luz de velas com menu especial. No centro da pousada há uma piscina em estilo lagoa rodeada por espreguiçadeiras, um espaço relaxante com diversos tipos de massagens e tratamentos estéticos, um salão de beleza e áreas de descanso equipadas com redes e sofás. 

    Informações e disponibilidade: Hotel Vila Kalango
    www.vilakalango.com.br | reservas@vilakalango.com.br
    Rua das Dunas, 30 – Jericoacoara
    Tel.: 88 3669-2289 / 3660-2290

    6. Carmel Charme Resort, Caucaia (Praia do Cumbuco)

    Foto reproduzida do site do hotel

    Para tornar sua lua de mel em um momento inesquecível, o Carmel Cumbuco Resort, recentemente inaugurado na praia do Cumbuco, oferece aos casais uma programação repleta de experiências únicas e memoráveis. Logo no check-in , os recém-casados são recepcionados com um brinde com um Veuve Clicquot, morangos e calda de chocolate na sua suíte. Delícia, não é? Mas não para aí! O pacote para lua de mel inclui ainda jantar especial, massagem relaxante e uma decoração diferenciada, tudo isso permitindo ao casal vivenciar esse momento tão especial, transformando-o em único.

    Informações e disponibilidade: Carmel Charme
    http://carmelcharme.com.br/ | reservas@carmelcharme.com.br
    Tel: 85 3266.6100 

    _______

    E aí, ainda tem dúvida de onde vai passar a sua lua de mel? Viaje mais, conheça o Ceará!

    Onde comprar produtos artesanais em Fortaleza: 7 endereços na capital

    $
    0
    0
    Visitando ou morando em Fortaleza, quem não gosta de adquirir os produtos artesanais que são a cara do Ceará? Seja para presentear um amigo ou mesmo para se presentear, nosso artesanato é rico e encanta. São peças a base de renda, bordados, crochês e manufaturas em fibra de algodão, herança da colonização portuguesa. Mas também cestaria, peças de palha, barro, carnaúba, herança dos indígenas. Há ainda a parte da gastronomia, como o exemplo das castanhas. E como não destacar outros produtos como a areia colorida, o couro, a argila e a madeira? Uma diversidade de produtos que vão desde a lembrancinhas até grandes peças de arte. Nesse post destacamos 7 endereços na capital para o visitante conhecer o melhor dos nosso artesanato.


    Avenida Monsenhor Tabosa
    Praia de Iracema: Avenida Monsenhor Tabosa (entre D. Manuel e João Cordeiro)
    Horário de Funcionamento: Segunda à sexta de 09 às 18h; sábado de 09 às 12h

    Centro de Artesanato do Ceará – CEART
    Aldeota: Avenida Santos Dumont, 1589, Praça Luiza Távora.
    Telefone: (85) 3101-1644 / Fax: 3101-1645
    Horário de Funcionamento: Segunda à sábado, de 09h às 21h; Domingo: 14h30 às 20h30

    Centro Dragão do Mar - CEART
    Praia de Iracema: Rua Dragão do Mar, 81 - Térreo- Praia de Iracema
    Telefone: (85) 3101-2740
    Horário de Funcionamento: Terça a Sexta - 9h às 21h / Sábado e Domingo - 15h às 21h

    Centro de Turismo
    Centro: Rua Senador Pompeu, 350
    Telefone: (85) 3101-5508
    Horário de Funcionamento: Segunda à sexta, de 08h às 18h; sábado, de 08h às 14h

    Feirinha da Avenida Beira Mar
    Meireles: Avenida Beira Mar (entre Oswaldo Cruz e Desembargador Moreira)
    Horário de Funcionamento: Todos os dias de 17h às 24h
    N° de barracas: Aproximadamente 600 boxes

    Mercado Central
    Centro: Avenida Alberto Nepomuceno, 199
    Telefone/Fax: 3454-8586
    Horário de Funcionamento: Segunda à sexta de 08h às 18h, sábado de 08h às 16h e domingo de 08h às 12h

    Mercado São Sebastião
    Centro: Rua General Clarindo de Queiroz, 1745
    Telefone/Fax: (85) 3468-1600
    Horário de funcionamento: Segunda a sábado de 05h às 17h e domingo de 05h às 12h

    Quer conhecer mais sobre Fortaleza? Clica aqui e confira tudo.

    Hotel Vale das Nuvens: experiência de hospedagem em meio a natureza

    $
    0
    0
    O Hotel Vale das Nuvens, localizado na serra de Guaramiranga, o menor município do Ceará e distante 110kms de Fortaleza, é uma daquelas hospedagens que se tornam uma grata surpresa e fazem você nem querer sair do hotel! Hoje vou contar tudo sobre como foi nossa passagem por lá.


    Sem dúvida, o Vale das Nuvensé uma das melhores hospedagens da região do Maciço de Baturité. Localizado no topo de uma montanha, a 2,5kms do centro de Guaramiranga, todo o hotel é cercado por belos jardins e com um mirante particular que possibilita uma vista de tirar o fôlego (especialmente a noite, quando as luzes das cidades no pé da serra dão um certo ar de magia ao local). A experiência é sem igual para dias de descanso e contato com a natureza. O silêncio do local permite se atentar ao canto dos pássaros, a todo o verde em volta e a tranquilidade necessária para dias de bom descanso. Nossa hospedagem deu-se entre os dias de uma segunda a quarta-feira. 




    Uma das coisas que achamos mais legal é que é o primeiro hotel no mundo construído totalmente de plástico reciclado. Mas não é só isso! Eles possuem horta orgânica (que usam nos alimentos preparados no restaurante do hotel), uma piscina aquecida por energia solar, sistema de chave eletrônica que controla o consumo de energia nos quartos após a saída dos hóspedes, captação da água de chuva e uso de energia solar e eólica em todo o hotel, caracterizando assim como uma ecohospedagem


    Mas vamos falar dos quartos? A acomodação ofereceu o conforto necessário para um bom descanso. Com cama Queen casal, TV, ar condicionado e decorado de forma clean e elegante. Cada quarto conta com uma pequena varanda com mesa de apoio e duas cadeiras, ideal para uma leitura, um chocolate quente ou até mesmo trabalhar no computador (que foi muito o meu caso!). Ficamos duas noites no hotel e o sossego é realmente renovador. Existem quartos mais próximos da área de lazer e restaurante e outros mais distantes. Não tivemos nenhum tipo de contratempo de barulho, mas caso você seja aquele de sono muito leve, é legal pedir um quarto mais afastado dessas áreas.




    Outra coisa que adorei no quarto foi a existência de uma mini-cozinha, o que facilitou muito nossa vida, especialmente porque viajamos com criança. Equipada com um frigobar e uma pia, foi um apoio para preparar lanches rápidos para nossa filha.


    O café da manhã, que já é incluso na diária, é um caso a parte. Que delícia, minha gente! Farto e variado (já contei pra vocês que amo café da manhã de hotel, né?). Tinha sucos (duas opções), chá, café, iogurte, chocolate gelado, variados bolos, pães e tortas (de repetir umas 3x de tão gostosos), frutas, tapiocas e crepes... É pra começar o dia com pé direito!




    O Vale das Nuvens está situado em um dos cinco destinos românticos no Ceará. Para conhecer essa dica, clica aqui e confira.


    Lembram que no começo deste post falei que nem dá vontade de sair do hotel? Vou explicar agora o motivo. Além de todas as belezas na área do jardim, o hotel conta com pequenas trilhas que conduzem o visitante até um açude com um deck para relaxar, enquanto é possível observar a natureza exuberante da região.





    Mas não para aí! Outras opções são visitar o Memorial Flávio Augusto Caracas & Hugo Varella de Mattos, que fica logo na recepção do hotel; tem ainda um salão de jogos com uma pesa de ping pong, sinuca, mesa para damas, cartas ou xadrez; um playground de madeira para as crianças se divertirem; a piscina aquecida, um laguinho artificial de frente pro mirante, além de peças de artistas espalhadas pelo hotel, como uma bicicleta do século XIX, dando mais charme à hospedagem.





    Tanto a estrutura, os passeios possíveis dentro do hotel, o imenso jardim florido e as delícias do café da manhã tornam o Vale das Nuvens uma ótima opção de onde ficar na serra de Guaramiranga.

    Ficou com vontade de se hospedar nesse Hotel? Faça sua reserva no Vale das Nuvens através do site Booking.com clicando aqui. Você vai ver a avaliação de outros hóspedes, não paga nada a mais por isso e ainda ajuda com a manutenção do nosso blog.


    Viewing all 100 articles
    Browse latest View live