A cachaça é uma das bebidas mais tradicionais no Brasil, tendo inclusive um dia "só pra ela" - o 13 de setembro. Pinga, aguardente, branquinha... Esses são apenas alguns "apelidos" carinhosos que a bebida ganhou no País. De norte a sul, é produzido mais de um bilhão de litros por ano, com exportação para mais de sessenta países.
Existem alguns museus que prestigiam a história da bebida no Brasil, como o Museu da Cachaça de Lagoa do Carro (PE), ou o Museu da Cachaça de Paty de Alferes (RJ), além de museus em Minas Gerais e São Paulo (fonte aqui). Aqui no Ceará temos dois grandes espaços para contar essa história, listados logo abaixo, além de outros atrativos que têm a bebida como atrativo. Foi pensando nisso, resolvemos destacar alguns locais no Ceará que você poderá conhecer mais sobre a história e fabricação da bebida. Mesmo para quem não aprecia, a visitação aos locais abaixo relacionados valem a pena por toda a história contida nesses espaços e grandes curiosidades que o visitante irá encontrar.
Museu da Cachaça | Ipark
Fonte da foto: Diário do Nordeste
O Museu da Cachaça do complexo turístico Ipark, localizado na cidade de Maranguape, localiza-se na primeira propriedade que sediou a Ypióca, em um casarão do século XIX. No local, através de visita guiada, é possível conferir um acervo completo com mapas, documentos, fotos e filmes, além de maquinário, garrafas e equipamentos da época da produção, além de um canavial. Destaca-se ainda, no roteiro, a visitação ao maior barril de cachaça do mundo, com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros, tendo inclusive entrado no Guinness Book.
Museu do Engenho Colonial | Engenhoca Parque
Nossa segunda dica é visitar o Museu do Engenho Colonial, localizado no Parque Engenhoca, no município de Aquiraz, de propriedade da Colonial. Com uma exposição permanente, o Museu conta com salas que apresentam ao visitante desde a colheita da cana, passando por elementos histórico-culturais e apresentando também cada etapa do trabalho artesanal, que vai desde os primeiros engenhos de tração animal até a produção industrial da cachaça.
Em nosso canal no Youtube, você poderá conferir parte da nossa visita ao Museu do Engenho.
Museu Senzala Negro Liberto
Apesar do grande atrativo do Museu Senzala Negro Liberto, em Redenção, ser a história relacionada a casa grande e os escravos, onde é possível inclusive visitar uma antiga senzala, não se pode ignorar a preservação dos fatos ali relacionados à produção da Cachaça Douradinha. No local, peças antigas preservam essa história e ainda é possível ver o funcionamento do engenho de cana de açúcar, passando por peças de tração animal até a infra-estrutura atual da produção, onde é possível apreciar desde uma máquina de moagem de 1927, fabricada na Escócia.
Casa dos Licores
Em Viçosa do Ceará, a pedida é visitar a Casa dos Licores, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e que possivelmente é o que mais vale a visita. O local é mantido por mais de 50 anos pela família Carneiro. Começou com o pai, Alfredo, e hoje é continuado por uma das filhas, Teresa. No local é possível degustar cachaças e licores artesanais, além de se embebedar, literalmente, nas histórias da família, tudo regado ao som de pífano, que originalmente era tocado por seu Alfredo.